Queimadura de sol em cachorro? Como proteger naturalmente seu cachorro do sol
Autora:

Queimadura de sol em cachorro? Como proteger naturalmente seu cachorro do sol

Sim, os cães podem ter queimadura solar como você. Alguns cães estão em uma maior predisposição para queimaduras solares.

Queimadura de sol em cachorro? Como proteger naturalmente seu cachorro do sol

Sim, os cães podem ter queimadura solar como você.

Alguns cães estão em uma maior predisposição para queimaduras solares, incluindo cães brancos, cães de cor clara, cães de cabelos curtos e sem pêlos. Independentemente da cor, pêlo ou raça, todos os cães se queimam no sol.

A queimadura solar no cão é especialmente comum em áreas com pouca ou nenhuma pele, como o nariz, a barriga, a boca, as pálpebras e as orelhas. Os cães também podem queimar no sol através de sua pele; especialmente cães brancos ou de cor clara com pele clara.

Uma queimadura solar em cachorro não é nada para ignorar, pois as queimaduras solares repetidas ou não tratadas levam a um risco aumentado de câncer de pele. Elas também podem ser dolorosas e irritantes, assim como queimaduras de sol para humanos.

Sintomas de queimadura solar nos cães

Áreas altamente susceptíveis para queimadura solar no cachorro

Os cães mostram sinais de queimaduras solares semelhantes aos humanos. Você provavelmente notará que seu cachorro está queimado pelo sol nas orelhas, no nariz ou na barriga antes de qualquer outro lugar. Alguns sinais de que seu cachorro teve muito sol incluem:

  • Pele vermelha que também pode ser sensível ao toque
  • Pele seca e rachada
  • Descascar nas bordas das orelhas
  • Seu cachorrinho está coçando e, possivelmente vai choramingar (como todos sabemos, coçar uma queimadura solar provoca um pouco de dor)
  • Seu cão não gosta de seu toque anormal

Queimaduras severas em cães podem fazer com que seu cão desenvolva uma leve febre.

Raças de cachorro mais sensíveis a queimaduras solares

Todos os cães correm o risco de desenvolver queimaduras solares se estiverem no sol durante um período prolongado sem proteção. Algumas raças são mais propensas a desenvolver queimaduras solares devido à falta de pele e/ou pele clara. Algumas dessas raças incluem:

  • Dalmatas
  • Pitbulls
  • Weimaraners
  • Boxers
  • Labradors dourados
  • Golden Retrievers

3 tipos de queimadura solar em cachorro

Existem três níveis diferentes de queimaduras de sol que um cachorro pode obter:

  1. As queimaduras de espessura parcial superficial afetam a camada superior da pele, causando pele vermelha, mas sem bolhas.
  2. As queimadas profundas de espessura parcial afetam a camada superficial da pele do seu cão, juntamente com algumas camadas mais profundas. Este tipo de queimadura é comparável às queimaduras de segundo grau em seres humanos, mas os cães geralmente não desenvolvem bolhas.
  3. As queimaduras de espessura total afetam todas as camadas de pele do seu cão e, potencialmente, afetam o tecido abaixo da camada inferior da pele. Estas queimaduras são muito dolorosas e podem precisar de cuidados veterinários.

3 maneiras de ajudar a prevenir queimaduras solares nos cães

Se o seu cachorro estiver fora por mais de 15-20 minutos, é importante proteger sua pele contra os raios nocivos do sol.

1- Encontrar um local com sombra

Não faça seu cão ficar no sol durante horas a fio. Procure sempre a sombra e certifique-se de que o seu cachorro tenha a oportunidade de ficar à sombra enquanto quiser. Isso também ajuda a impedir que seu cão se aqueça demais.

2- Use proteção solar para cães

Se o seu cão está fora do sol, é importante proteger a pele com algum tipo de protetor solar para caninos. Procure produtos naturais e nunca use protetor solar humano em seu cachorro, pois ingredientes artificiais e aromas podem irritar sua pele.

O nariz é um dos lugares mais prováveis ​​para o sol queimar, mas tenha em mente que, seja o que for que você colocar no nariz do seu cachorro, ele vai lamber. Em outras palavras, tem que ser seguro e 100% natural para evitar que seu cachorro fique doente.

3- Não esqueça as patas

As patas do seu cão normalmente não são queimadas pelo sol porque elas estão de costas no chão e longe do sol. Mas se o chão estiver quente, o asfalto será ainda mais quente, o que significa que as patas do seu cão podem queimar em poucos minutos.

Usar um protetor de patas, para proteger as patas do dano criando uma barreira entre as patas e o chão. Protetor de patas não possui SPF, mas permanece efetivo porque o tipo de queimadura que ocorre às patas não é geralmente de exposição direta aos raios do sol.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Queimadura de sol em cachorro? Como proteger naturalmente seu cachorro do sol" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.