Quilotórax em cães
Autora:

Quilotórax em cães

O quilotórax em cães é uma condição causada por um acúmulo de líquido linfático na cavidade torácica.

Quilotórax em cães

O quilotórax é uma condição causada por um acúmulo de líquido linfático na cavidade torácica.

A linfa é um fluido corporal que transporta proteína e células aos tecidos através de pequenos vasos conhecidos como linfaticos.

O líquido linfático que se acumula na cavidade torácica contém uma grande quantidade de gordura e é chamado de "quile".

Uma vez que o tórax significa "cavidade torácica", o nome do quilotórax simplesmente significa um acúmulo desse fluido linfático gordo no peito.

Quando ocorre quilotórax em cães, os pulmões não podem se expandir normalmente, o que reduz a ingestão de oxigênio e causa dificuldades respiratórias.

A causa exata desta doença não é conhecida.

É visto mais frequentemente em cães com doenças cardíacas, vermelhidão, coágulos sanguíneos ou tumores, mas muitas vezes a causa óbvia não é identificada.

Embora esta condição possa ocorrer em qualquer raça de cachorro, o galgo afegão e Shiba Inu experimentam uma incidência maior do que a média.

Você também pode gostar:

Sintomas

Se o seu cão sofre de quilotórax, você pode observar o seguinte:

  • Dificuldade ao respirar
  • Cianose (um matiz azulado para a pele / mucosas, devido a uma redução no oxigênio)
  • Letargia
  • Uma diminuição no apetite
  • Tosse

Diagnóstico / Tratamento

O quilotórax é uma condição séria. Se seu animal de estimação é diagnosticado com isso, ele precisa de cuidados veterinários imediatos. Seu veterinário vai remover o fluido da cavidade torácica do seu cão para deixar ele mais confortável, e então procurar a causa subjacente.

Eles podem recomendar os seguintes testes:

  • Uma radiografia (raio-x)
  • Análise do fluido do tórax, procurando uma possível causa
  • Um teste de sangue para descartar parasita do coração
  • Um perfil de hemograma e química para avaliar a saúde geral do seu cão
  • Um teste de pressão sanguínea
  • Ecografia torácica (que pode incluir um olhar no coração do seu animal de estimação)

Se uma causa subjacente for encontrada, tratar a causa pode ajudar a resolver o quilotórax. Durante o tratamento, seu veterinário pode recomendar a remoção contínua do líquido do tórax para manter o seu cão confortável.

Se nenhuma causa subjacente for identificada, seu veterinário irá recomendar um plano de tratamento adequado ao seu animal de estimação. Pode incluir remoção periódica de fluido acumulado, uma dieta com baixo teor de gordura e, possivelmente, cirurgia, se a condição não for resolvida.

Prevenção

Há muito pouco que você pode fazer para evitar que seu animal de estimação desenvolva quilotórax. Em muitos casos, a causa subjacente nunca é identificada. Uma causa subjacente pode ser a doença do parasita do coração, então discuta a prevenção desta doença com seu veterinário.

Se você tiver dúvidas ou preocupações, você sempre deve visitar ou ligar para o seu veterinário, eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.

Saiba mais sobre: Quilotórax

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Quilotórax em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.