Quando um cão sofre dor de estômago, nem sempre é algo que podemos detectar facilmente a olho nu. Um cão que sofre deste sintoma pode mostrar letargia, gemidos, linguagem corporal incomum para proteger seu estômago, inchaço abdominal e dificuldade para respirar. Ocasionalmente, a dor de estômago em cães também será acompanhada por diarreia e vômito, sinais que obviamente devem nos alarmar.
Às vezes, é possível oferecer tratamento natural nesses casos, existem alguns remédios caseiros para dor de estômago em cães.
Causas da dor de estômago em cães
Inicialmente, é importante entender que por trás desse sintoma podem estar escondidas várias situações subjacentes ou problemas de saúde. Assim, as causas da dor de estômago em cães podem ser as seguintes:
- Inflamação do estômago ou gastrite.
- Vírus que afetam o estômago ou o trato intestinal. Parasitas estomacais ou intestinais.
- Abscessos nos órgãos digestivos. Infecção bacteriana do útero.
- Obstrução no trato renal e biliar.
- Envenenamento.
- Tumores benignos ou malignos.
Devido a todas as possíveis razões por trás da dor de estômago, é imperativo que levemos o nosso cão ao veterinário para determinar a causa. Eles serão capazes de aconselhar sobre a possibilidade de tratar o nosso cão com natural remédios caseiros - independentemente ou para complementar outro tipo de tratamento.
Você também pode gostar:
Jejum em cães
Quando o nosso cão está doente, devemos tentar lidar com a situação com bom senso e respeitar sempre as necessidades e a natureza do nosso animal de estimação. Um animal doente é um animal que não quer comer e isso vai ser acentuado se a doença estiver localizada em seu sistema digestivo. Além disso, instintivamente, o cão sabe como cuidar de si e sabe como usar toda a sua energia para se recuperar, e não na digestão dos alimentos.
Um cão que não come por dias vai precisar de cuidados veterinários urgentes, no entanto, sujeitar o cão a um dia de jejum é a primeira ação que devemos empregar para tratar naturalmente a dor de estômago em cães. Obviamente, devemos ainda fornecer água fresca para evitar a desidratação.
Alimente seu cão com produtos para desintoxicar naturalmente o sistema digestivo
Existem vários alimentos que ajudam nosso cão a desintoxicar seu sistema digestivo e efetivamente eliminar parasitas que podem estar infestando. Quando há dor de estômago, é importante incluir esses alimentos na dieta e, embora a forma crua seja sempre a mais recomendada, neste caso, optamos por cozinhar com luz para facilitar a digestão.
Os alimentos mais benéficos que podemos empregar como remédios caseiros para dor de estômago em cães são os seguintes:
- Cenoura: purifica o trato gastrointestinal e também é um vermífugo, ou seja, atua contra parasitas intestinais. Também é muito benéfico devido à grande quantidade de vitaminas que contém.
- Nabo: Nabo também é altamente depurativo e será benéfico nos casos em que parasitas intestinais estiverem presentes.
- Mel: além de seu poder nutricional, o mel é muito adequado como anti-séptico, o que significa que ajudará a combater os germes que estão no sistema digestivo.
- Aveia: atua limpando todo o trato gastrointestinal, favorecendo a eliminação do muco e do lixo fecal.
- Abóbora: É muito benéfica para os cães e ajuda a regular o trânsito intestinal, além de ser útil para prevenir obstruções urinárias que também podem causar dor de estômago em cães.
Complemente a sua leitura:
Todos os vegetais mencionados podem ser misturados com carnes magras, como peito de frango, peru, algumas partes do porco ou peixe branco, sempre cozido ou cozido na chapa e bem desintegrado para facilitar o consumo. Do mesmo modo, também é possível incluir um pouco de arroz cozido, sendo a água de cozimento a mais benéfica para tratar este mal-estar.
Outros remédios caseiros para dor de estômago em cães
Complementar às mudanças dietéticas que devemos fazer, podemos usar outros remédios naturais que serão muito úteis. O primeiro a mencionar é o aloe vera, já que é uma planta que ajudará o organismo a recuperar seu estado de saúde quando ingerido. No entanto, também tem propriedades que ajudam a acalmar a inflamação da mucosa gástrica e que promove a cicatrização se houver uma lesão.
Outro remédio caseiro para dor de estômago em cães, além de ser muito fácil de acessar, é a erva fresca rica em clorofila, e geralmente nem temos que oferecê-la ao nosso cão. O ideal é poder levar o nosso cão a passear num ambiente onde possam encontrar este tipo de de grama. Eles tendem a comer se tiverem problemas no sistema digestivo, já que o tomam pelo seu efeito purgativo.
Como mencionamos inicialmente, qualquer tratamento, mesmo que seja apenas dietético, deve ser supervisionado pelo veterinário.
Este artigo é puramente informativo. Não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Nós convidamos você a levar seu animal ao veterinário se ele estiver sofrendo de alguma condição ou dor.