Renomegalia em furões
Esta é uma condição em que um ou ambos os rins se tornam anormalmente grandes, confirmados por palpação abdominal, ultrassonografias ou raios-X.
Pode ocorrer devido à presença de cistos, inchaço devido a infecção nos rins, inflamação ou obstrução do trato urinário, entre outras coisas.
A renomegalia pode afetar todos os sistemas do corpo do furão: respiratório, nervoso, hormonal, urinário e digestivo.
Normalmente, é visto em furões de meia idade a mais velhos.
O que são rins anormalmente grandes?
Não importa qual seja o caso, um furão com renomegalia sofrerá deterioração na função geral desses órgãos essenciais e vários órgãos secundários que são vitais para sustentar a vida.
Rins anormalmente grandes também afetarão a funcionalidade dos sistemas digestivo, urinário, hormonal, nervoso e respiratório, de modo que também podem ocorrer sintomas relacionados a esses sistemas corporais.
Se qualquer um dos sintomas de renomegalia aparecer, a condição deve ser avaliada e devidamente diagnosticada por um veterinário licenciado.
Rins anormalmente grandes em furões são chamados de renomegalia no mundo da medicina veterinária, mas significa simplesmente que um ou ambos os rins são maiores do que o normal.
A renomegalia pode ocorrer devido à inflamação dos próprios rins causada por uma infecção renal ou cisto, mas também pode ser causada por uma obstrução do trato urinário.
Você também pode gostar:
Sintomas e tipos
Há ocasiões em que o furão é assintomático, ou não apresenta qualquer sinal. No entanto, alguns dos sintomas mais comuns observados em furões com renomegalia incluem:
- Letargia
- Vômito
- diarreia
- Desidratação
- Perda de peso
- Perda de apetite (anorexia)
- Membrana mucosa pálida
- Dor abdominal e distensão
Causas
Os rins podem se tornar anormalmente grandes como resultado de inflamação, infecção ou câncer.
A renomegalia em furões também pode ocorrer devido à obstrução do trato urinário, formação de cistos no trato urinário, condições inflamatórias e coágulos sanguíneos nos rins.
Diagnóstico
Além de um perfil completo de sangue e um exame de urina, um exame de palpação e raios-X podem ser usados para ajudar seu veterinário a visualizar a anormalidade no tamanho do rim e, assim, diagnosticar a condição do seu furão.
A aspiração de fluido renal e uma biópsia é outro procedimento frequentemente usado em furões suspeitos de terem renomegalia.
Tratamento
Seu furão será tratado em nível ambulatorial, a menos que esteja sofrendo de desidratação ou insuficiência renal.
O tratamento começará com o diagnóstico e tratamento da causa subjacente, mantendo o equilíbrio hídrico com fluidos intravenosos, se necessário, e reabastecendo minerais e eletrólitos. Se o seu furão é saudável, uma dieta normal e exercícios normais serão aconselhados.
Os medicamentos prescritos pelo seu veterinário variam de acordo com a causa subjacente da renomegalia.
No entanto, drogas que podem ter um efeito tóxico nos rins devem ser evitadas.
Vivendo e gerenciando
Seu veterinário vai querer ver o seu furão durante exames de acompanhamento regulares, onde ele ou ela irá avaliar a recuperação física do animal e o estado de hidratação.
Se os sintomas do seu furão retornarem, você precisará entrar em contato com o veterinário imediatamente. Possíveis complicações da renomegalia incluem insuficiência renal e desequilíbrios hormonais que mimetizam cânceres produtores de hormônios.
Recuperação de rins anormalmente grandes em furões
Se você percebeu os sinais clínicos de renomegalia, seu furão tem uma boa chance de fazer uma recuperação rápida e completa.
A chave para um prognóstico positivo é seguir a recomendação veterinária e administrar todos os medicamentos prescritos.
Mudanças na dieta podem ser necessárias durante o tratamento, mas podem mudar na próxima consulta de acompanhamento veterinário.
Compromissos de acompanhamento serão necessários para garantir que seu furão esteja se recuperando e a estação de tratamento que o veterinário colocou em funcionamento está funcionando de forma eficaz.
Se, a qualquer momento, os sintomas retornarem, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
Uma condição subjacente mais grave pode ser escondido e uma reavaliação do seu animal de estimação pode ser necessária.