O que é Seborreia em Gatos?
Se o gato está com uma super coceira, ele pode estar sofrendo de uma condição de pele chamada seborreia ou dermatite seborreica. A seborreia é uma condição muito menos comum em gatos do que em cães, mas alguns gatos puros, especialmente persas, podem sofrer com isso.
Nos gatos, a seborreia é frequentemente o resultado de uma causa ou condição subjacente, em vez de um problema com a própria pele.
Causas subjacentes de seborreia em gatos podem incluir:
- Alergias
- Distúrbios endócrinos
- Distúrbios autoimunes
- Deficiências alimentares
- Transtornos de absorção
- Parasitas
- Retrovírus
Além de um odor desagradável, os sintomas da seborreia em gatos podem incluir um revestimento oleoso, pele escamosa e flocos semelhantes a caspa na pele.
Diagnóstico / Tratamento para Seborreia em Gatos
Seu veterinário irá realizar uma história completa e exame físico do seu gatinho.
Eles podem recomendar outros testes, como:
- Uma raspagem da pele para descartar parasitas
- Culturas fúngicas e bacterianas
- Um exame fecal para descartar parasitas fecais
- Um hemograma completo, perfil de química e urinálise
- Um teste de tireoide para determinar se a glândula tireoide está produzindo muito hormônio tireoidiano (hipertireoidismo)
- Um teste para leucemia felina
- Um teste para o vírus da imunodeficiência felina (FIV)
- Testes de alergia
- Uma biópsia de pele, que é necessária para o diagnóstico quando doenças subjacentes foram descartadas pelos testes acima
O tratamento da seborreia em gatos depende da condição subjacente. O tratamento pode incluir o uso de xampus e condicionadores, ácidos graxos e suplementos vitamínicos / minerais e outros medicamentos, como antibióticos, para tratar infecções secundárias.