Ao contrário de alguns cães, os gatos não babam muito e, na verdade, às vezes passam despercebidos (a não ser ao passar a mão no queixo ou encontrar um pequeno ponto úmido onde eles estão deitados).
Há uma série de razões pelas quais seu gato pode babar, e eles tendem a cair em três categorias principais:
- Condições patológicas que resultam em inflamação, dor ou incapacidade de engolir.
- Irritações que o gato está tentando "lavar"
- Estímulos emocionais
A maioria das razões que o gato pode babar é intermitente e envolve apenas uma pequena quantidade de saliva. Se o seu gato está babando excessivamente, é um bom momento para o seu veterinário examinar o gato. Algumas dessas causas podem ser muito graves e a detecção precoce é sempre melhor.
6 razões porque meu gato pode babar
1. Doença dentária
Existem algumas condições, como doenças dentárias, que produzem irritação da boca. Nesses casos, babar é um esforço para remover ou aliviar a irritação na boca ou na garganta.
A doença dentária é uma causa comum de excesso de baba. Cerca de 85% dos gatos com mais de 3 anos de idade têm doença de dente ou gengiva. A saliva que resulta pode ter o sangue tingido ou cheirar desagradável.
2. Condições respiratórias
Alguns gatos que desenvolvem condições respiratórias virais desenvolvem ulcerações na boca, resultando em aumento do fluxo de saliva.
3. Câncer bucal
Embora muito menos comum que a inflamação dental ou viral, alguns gatos desenvolvem cânceres bucais que podem ocorrer em qualquer lugar, desde a ponta da língua até a parte posterior da garganta. Essas condições resultam em baba excessiva e contínua. Esta é uma indicação de que seu gato deve ter um exame completo do seu veterinário, com especial ênfase nas condições bucais.
4. Corpos estranhos
Menos freqüentemente, baba excessiva pode ser devido a um corpo estranho. Gatos podem engolir uma lâmina de grama, uma agulha de costura ou um pequeno espinha de peixe e este objeto pode ficar alojado na boca ou no esôfago. Eles podem picar a boca ou tentar vomitar, mas a linha inferior está engolindo é desconfortável e o gato não engolirá normalmente.
5. Medo
Alguns gatos babam quando estão muito excitados, chateados ou com medo. Náusea e apreensão que precede o vômito geralmente resultam em babar. Enjoo de movimento pode ser um resultado de dirigir em um carro ou apreensão. Em qualquer caso, geralmente pára no final do passeio. Se o seu gato se afogar por apreensão, não persistirá.
6. Alegria
Alguns gatos podem babar quando estão extremamente relaxados e gostam de ser acariciados. Isso não é incomum e meramente indica uma resposta fisiológica à felicidade. Da mesma forma, alguns gatos podem babar quando estão dormindo, provavelmente porque estão muito relaxados. Pense nisso como aquela pequena mancha molhada que você encontra em seu travesseiro depois um sono profundo Este tipo de baba é frequentemente uma indicação de um gato feliz.