Lamber e morder as patas é um comportamento comum entre os cães. Embora algum grau de lambida seja considerado normal, cães com patas vermelhas, inchadas ou manchas crônicas de saliva provavelmente têm um problema médico subjacente.
Existem várias razões pelas quais um cão pode mastigar suas patas, como pele seca, feridas, crescimentos, irritantes como rebarbas ou carrapatos, ansiedade e doença alérgica de pele.
Seja qual for a causa da irritação, a mastigação de patas pode levar à dor, à ficar mancando e à levedura secundária ou infecções bacterianas. É importante consultar seu veterinário sobre a dieta, estilo de vida e ambiente do seu cão para que ele ou ela possa determinar o melhor plano de tratamento.
Embora apenas um profissional possa tratar sérios problemas veterinários como granuloma de lambedura, tumores da pata, infecções de pele e alergias crônicas, há coisas que você pode fazer em casa para reduzir a lambida causada pela pele seca ou dermatite de contato.
O que fazer para ajudar o cachorro que não consegue parar de morder as patas
- Limpe as patas do seu cachorro. Toda vez que seu cão sai, ele ou ela entra em contato com potenciais alérgenos e irritantes como pólen e produtos químicos do gramado. Se você tem um mastigador de patas em sua casa, tente limpar suas patas com lenços umedecidos depois de cada caminhada ou brincadeira no quintal.
- Reduza a exposição ao alérgeno. Além de alérgenos ao ar livre que viajam para dentro em nossas roupas e sapatos, várias substâncias internas também podem agravar a pele do seu cão. Ácaros, pêlos do animal de estimação, produtos químicos de limpeza e fumaça de cigarro são apenas alguns dos muitos potenciais irritantes domésticos. Embora não haja como eliminar completamente certas moléculas, manter a sujeira e a poeira ao mínimo e frequentemente lavar a roupa de cama do seu cão pode fazer maravilhas.
- Prova de tempo sua casa. O tempo quente e úmido pode ser particularmente difícil para cães com dermatite, enquanto a total falta de umidade do inverno pode causar estragos em filhotes de pele seca. Mantenha sua casa condicionada pelo calor do verão e use um umidificador para reduzir a irritação em condições secas de inverno.
- Escolha uma dieta saudável. Quanto mais saudável a dieta do seu filhote, mais bem equipados seus sistemas serão para combater alérgenos e irritantes externos. Se o seu cão tiver sensibilidade alimentar, certifique-se de verificar os rótulos cuidadosamente para garantir que você está alimentando uma dieta sem alérgenos. Consulte seu veterinário sobre se um ingrediente limitado, dieta livre de grãos é certo para o seu cão.
- Adicione um suplemento de ácido graxo Ômega. Os ácidos graxos Ômega-3, ômega-6 e ômega-9 são derivados de óleos de peixe e fontes à base de plantas. Eles beneficiam a pele do seu cão ajudando a manter seus próprios óleos naturais em níveis saudáveis e agindo como anti-inflamatórios para reduzir a intensidade dos alérgenos.
Este produto não tem a intenção de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. As informações neste site não se destinam a substituir uma relação um-a-um por um profissional qualificado de saúde.