Sinais comuns de doença cardíaca em cães
Autora:

Sinais comuns de doença cardíaca em cães

Cães com doença cardíaca se cansarão mais rapidamente em caminhadas e durante o exercício.

Sinais comuns de doença cardíaca em cães

5 sinais comuns de doença cardíaca em cães

Doenças cardíacas são um problema comum em cães e, como as pessoas, podem ser causadas por uma variedade de doenças subjacentes, incluindo degeneração da válvula cardíaca, frequência cardíaca irregular e ritmo (arritmia) e doença muscular cardíaca. Apesar dos muitos tipos de doenças cardíacas que afetam os cães, a maioria compartilha sinais comuns que podem alertar os proprietários para um problema.

Você também pode gostar:

Cinco sinais comuns de doença cardíaca em cães incluem:

  1. Tosse – Cães com doença cardíaca têm tosse que não se resolvem em poucos dias. Cães com doença cardíaca tosse por muitas razões. O fluido pode começar a se acumular nos pulmões porque o coração não está bombeando eficientemente. Isso leva a um "backup" de sangue nos pulmões, o que pode resultar em vazamento de fluido dos vasos sanguíneos e acúmulo de tecido pulmonar, resultando em tosse. Algumas doenças cardíacas levam ao alargamento cardíaco. O coração aumentado pode pressionar as vias aéreas e estimular a tosse. Qualquer tosse persistente que dure mais de alguns dias deve ser verificada por um veterinário.
  2. Desmaio ou colapso – Quando a função cardíaca diminui, órgãos vitais como o cérebro podem ficar privados de nutrientes, especialmente oxigênio. O fluxo sanguíneo para o cérebro pode ser comprometido em cães com doenças cardíacas, levando a desmaios (síncope) ou colapso. Síncope e colapso em cães com doenças cardíacas geralmente é desencadeado pelo exercício, embora às vezes a tosse possa desencadear um episódio.
  3. Dificuldade para respirar – Cães com doenças cardíacas muitas vezes terão dificuldade para respirar (dispneia). Um cão pode respirar mais rápido, ou com mais força. Alguns cães se sentarão ou ficam com as pernas separadas e com o pescoço esticado. Cães com doença cardíaca grave têm mais dificuldade para respirar quando se deitam, e muitas vezes se sentam ou ficam em pé por longos períodos de tempo.
  4. Fadiga, incapacidade de se exercitar – Cães com doença cardíaca se cansarão mais rapidamente em caminhadas e durante o exercício. Eles podem dormir ou descansar mais do que o normal.
  5. Mudança de comportamento – Muitas mudanças de comportamento podem ser vistas em cães com doenças cardíacas, incluindo falta de apetite, isolamento e uma relutância em brincar ou se envolver em atividades previamente prazerosas.

Sinais de doença cardíaca podem imitar aqueles vistos com doenças como artrite, convulsões e doenças pulmonares crônicas. Seu veterinário pode reduzir as possibilidades de diagnóstico com um bom histórico e testes diagnósticos. Os testes úteis no diagnóstico de doenças cardíacas incluem:

  • Raio-X do tórax – Os raios-X continuam sendo uma boa maneira de avaliar o tamanho do coração, e continuam sendo uma das melhores maneiras de avaliar o acúmulo de fluidos dentro e ao redor dos pulmões.
  • Eletrocardiograma (ECG) – Um ECG é a melhor maneira de detectar uma arritmia. Às vezes, um veterinário vai ter um cão usar um monitor Holter para procurar batimentos cardíacos irregulares ao longo de vários dias enquanto um cão está em casa.
  • Ecocardiograma – Um ecocardiograma é um ultrassom do coração. Este teste não invasivo revolucionou o diagnóstico de doenças cardíacas em pessoas e cães. Um ecocardiograma realizado por um veterinário qualificado pode fornecer informações importantes não apenas sobre a doença, mas também fornecer medidas para avaliar a terapia.

Complemente a sua leitura:

Embora as doenças cardíacas em cães possam ser sérias, muitas opções de tratamento estão disponíveis para ajudar nossos cães com doenças cardíacas não apenas controlar sinais, mas viver uma vida de maior qualidade. Terapia dietética, modificação da atividade e terapêutica são estratégias utilizadas para tratar doenças cardíacas em cães. Seu veterinário pode ajudar a selecionar quais terapias são melhores para seu amigo de quatro patas.

 

Saiba mais sobre: doença cardíaca

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Sinais comuns de doença cardíaca em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.