Sinais de que o seu cão pode estar infeliz ou deprimido
Autora:

Sinais de que o seu cão pode estar infeliz ou deprimido

Mudança para uma nova casa, um novo companheiro de quarto (humano ou peludo), perda de um companheiro (humano ou peludo), grandes mudanças na sua rotina típica.

Sinais de que o seu cão pode estar infeliz ou deprimido

Sinais de que o seu cão pode estar infeliz ou deprimido

Quando pensamos nos nossos queridos cães, muitas vezes pensamos em como eles são felizes. Nós tendemos a pensar nas suas melhores versões, línguas de fora enquanto correm e brincam no quintal e se divertem muito.

Mas às vezes as coisas acontecem na vida e nós, como pais de estimação, não somos os únicos que podem ser afetados emocionalmente. Nossos cães também podem ser afetados, o que pode levar à ansiedade e até mesmo à depressão.

Então porque é que os cães ficam deprimidos? E como saber se o seu cão está sofrendo de depressão?

Porque é que os cães ficam deprimidos?

Os cães experimentam uma gama completa de emoções, que vão da felicidade à tristeza e até mesmo à depressão. Alguns dos sinais de depressão em cães são muito semelhantes aos sintomas exibidos por pessoas deprimidas.

A depressão em cães pode geralmente ser atribuída a uma grande mudança de vida, incluindo a mudança para uma nova casa, um novo companheiro de quarto (humano ou peludo), perda de um companheiro (humano ou peludo), grandes mudanças na sua rotina típica, e/ou um evento traumático (como uma lesão), entre outras coisas.

Você também pode gostar:

No entanto, as mudanças na vida não são a única causa de depressão em cães. A depressão também pode ser devida a uma condição médica subjacente. Caso suspeite que o seu cão esteja deprimido, consulte o seu veterinário para ajudar a determinar a causa subjacente e que alterações podem ser feitas para que o seu cachorro volte a ser o seu "eu" feliz habitual.

Então, como sabes se o teu cão está infeliz? Aqui estão cinco sinais que podem ajudar.

1. Agressão súbita

Estar deprimido nem sempre significa se sentir triste. Se o seu cachorro é normalmente um grande usuário de sofá e de repente começa a rasgar os seus móveis ou a rosnar para os outros - tanto humanos como animais - isto pode ser um sinal de que eles estão deprimidos.

Se o seu cachorro começar a apresentar ataques repentinos de agressão, vale a pena ir ao veterinário o mais depressa possível. A agressão também pode ser um sinal de dor física em cães, portanto uma visita ao veterinário pode realmente ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo e como tratá-lo.

2. Esconder ou evitar você ou a família

Embora existam algumas coisas que podem assustar os seus cães o suficiente para encontrarem um esconderijo, não é normal que eles o evitem completamente.

Encontrar o seu cão no seu armário sem motivo algum e não querer socializar pode ser um sinal de que o seu cão está deprimido.

É melhor consultar o seu veterinário para saber se este comportamento é devido a lesões físicas ou trauma emocional.

3. Eles dormem mais ou menos que o normal

Todos nós sabemos que os cães gostam muito de dormir. Na verdade, é o que eles fazem principalmente quando estamos no trabalho e não em casa.

Complemente a sua leitura:

E embora algumas raças de cães gostem mais de dormir do que outras, você provavelmente saberá se o horário de sono do seu próprio cão está fora de controle.

Se notar que eles não respondem quando chega a casa e não reagem à sua presença, ou se eles passam a noite acordados, então poderá ter de os levar ao seu veterinário para descobrir o que está errado.

4. Perda de interesse em brincar ou em dar uma caminhada

Este pode ser o sinal mais fácil de notar com o seu cão, pois praticamente todos os cães adoram brincar ou, pelo menos, passear. E embora haja alturas em que eles podem não querer ir para o exterior - pode ser demasiado quente ou demasiado frio para eles - é algo a ter em conta se não ficarem muito entusiasmados.

Se notar que o seu cachorro se torna subitamente menos ativo e menos entusiasmado do que outrora quando brincava, não se esqueça de visitar o veterinário para descobrir o que está errado.

5. Mudanças de apetite e ou de peso

Se o seu cão ficar gravemente deprimido, pode perder o interesse em comer a sua comida.

Por vezes, os cães não comem porque podem ser exigentes ou aborrecidos com a sua comida, mas se já é mau o suficiente para começar a afetar o seu peso, talvez seja a hora de ir ao veterinário. Uma perda de apetite que dura mais do que uma refeição pode ser um sinal de que eles estão infelizes.

Note que todos estes sinais também podem ser indicadores de outras condições médicas graves. Independentemente das causas por trás desses comportamentos incomuns, é sempre melhor consultar seu veterinário se você detectar algo fora do comum.

Saiba mais sobre: depressão

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Sinais de que o seu cão pode estar infeliz ou deprimido" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.