Estes são os cinco principais sinais de doença gengival (gengivite) em cães:
Gengivite
Os sintomas da gengivite incluem vermelhidão e inchaço das gengivas, diz Jenna Winer, DVM e odontologia e cirurgia oral residente na UC Davis School of veterinária Medicine.
Mau hálito
Talvez mesmo antes de você notar gengivite, você vai notar o aviso que o seu cachorro tem mau hálito,
"Muitas pessoas pensam que a respiração com cheiro ruim é normal, mas não é", diz ele.
"É comum porque muitos cães têm a doença da gengiva (gengivite), mas não é normal."
A causa mais freqüente de mau hálito em cães é a doença dental.
Você também pode gostar:
Separação das gengivas
Uma separação das gengivas longe dos dentes é um sinal de doença gengival. Na fase mais avançada da doença, o tecido gengival vai recuar e expor as raízes dos dentes.
Sangramento
Se o seu cão ttiver sangramento nas gengivas quando ele mastiga, quando você observar a boca ou escovando os dentes, poderia ser um sinal de avanço da doença periodontal, diz niemiec
Dentes soltos
Este é um sinal de estágios posteriores da doença periodontal, diz niemiec.
Diagnóstico e tratamento da gengivite nos cães
Se a gengivite de um cão é diagnosticada e tratada antes de avançar para a doença periodontal em escala completa, é reversível,.
Complemente a sua leitura:
"se as bactérias são limpas antes de avançar, pode ser revertida."
Se a gengivite continua a avançar, no entanto, pode significar graves consequências para a saúde do seu cão. Niemiec diz que a maioria dos cães, especialmente aqueles com menos de 20 quilos, desenvolvem vários estágios de doença gengival e, dependendo de sua genética, isso pode se desenvolver em cães tão cedo como 18 meses de idade.
Como os avanços da gengivite em uma doença periodontal mais grave, o seu cão vai começar a perder osso e tecido em torno dos dentes e seu veterinário pode ser forçado a extrair os dentes.
"não há reversão quando chega a esse ponto", diz niemiec.
Outras conseqüências podem incluir fraturas da mandíbula como resultado de um osso da mandíbula enfraquecido, infecção óssea e desenvolvimento de um buraco (ou fístula) na cavidade naval, causando descarga nasal. Periodontite também pode ter efeitos sistêmicos sobre o coração, fígado e rins.