Sinais e sintomas de ansiedade em gatos
Autora:

Sinais e sintomas de ansiedade em gatos

A ansiedade é um fato da vida para os seres humanos. Infelizmente, nossos amigos gatos também experimentam ansiedade.

Sinais e sintomas de ansiedade em gatos

A ansiedade é um fato da vida para os seres humanos. Infelizmente, nossos amigos gatos também experimentam ansiedade.

Veterinários podem resumir perfeitamente a vida de um gato: dormir, patrulhar, caçar, preparar e dormir. Se um desses elementos cruciais estiver faltando, você tem um gato infeliz.

Outros fatores estressantes dos gato podem incluir um novo membro da família ou alguém especial que saiu da casa. A causa do estresse em gato pode até ser tão simples como uma caixa de lixo impura em um local pobre, ou tão grave quanto trauma ou doença.

Você também pode gostar:

Reconheça os sinais e sintomas de ansiedade em gatos

A ansiedade em gatos pode aparecer de maneiras diferentes, de acordo com pesquisadores. Urinar fora da caixa é uma grande pista de que algo não está certo. Problemas de barriga como diarreia e constipação também podem sinalizar a angústia, bem como a depilação e arranhões excessivos. Um gato ansioso pode passar muito tempo sozinho, escondendo-se debaixo da cama, ou pode se tornar agressivo e miar mais do que o habitual.

Os gatinhos mais novos também experimentam ansiedade, mas manifesta-se de forma diferente. Quando os gatinhos estão nervosos, eles se afastarão de arranhões e pancadas na cabeça. Eles se escondem e deslizam, mantendo seus pequenos corpos perto do chão. Observar a linguagem corporal, um gatinho nervoso vai contrair as orelhas e manter a cauda abaixada de acordo com os especialistas em comportamento do Animal Planet.

Ansiedade de separação

A ansiedade de separação é bem comum. Este transtorno ocorre em gatos que mudaram de casas muitas vezes. De acordo com a especialista em comportamento Pam Johnson-Bennet, quando os gatos são deixados sozinhos, eles podem miar constantemente, usar sua cama como uma caixa de areia ou até mesmo o cuidar em excesso.

Como tratar a ansiedade em gatos

Complemente a sua leitura:

Se você tem um gato ansioso, a primeira coisa a fazer é agendar uma consulta veterinária. Uma vez que você exclui os problemas médicos, a solução leva amor e paciência, e talvez uma experiência de compras em sua loja favorita de animais de estimação.

Enriquecer o ambiente de seus gatos irá fazer maravilhas. Você pode comprar uma árvore de gato. Seu gato pode dormir, escalar, arranhar e ficar longe de outros gatos (e pessoas) irritantes. Os brinquedos de quebra-cabeça de alimentos também são um bom investimento, caçar e comer são aspectos importantes da vida do gato.

Girar seus brinquedos mantém o cérebro do seu gato ocupado e é uma boa maneira de combater o estresse. Pegue no chão e brinque com seu gato. Jogar ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e é muito divertido.

A chave para ser um bom pai de gato é prestar atenção ao comportamento do seu gato, linguagem corporal e saúde. Um gato ansioso não é o fim do mundo, há muito que você pode fazer para ajudar a saúde mental da sua gatinha.

Saiba mais sobre: Ansiedade

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Sinais e sintomas de ansiedade em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.