Osteoartrite em cães
Seu cachorro. Ele é sua amiga que persegue brinquedos, fica abanando o rabo, cavando sujeira, lambe o rosto, aconchega-se em sofás. Ele está no banho de sol e está disposto até que seja hora de dormir. E então um dia, ele não está completamente disposto e está trsite em não conseguir fazer as atividades que ele tanto gosta.
O que pode ser?
Pode ser osteoartrite canina (OA).
"Mas ele não é velho", você diz. "Ele é jovem! E saudável!" Acredite ou não, a osteoartrite canina pode começar cedo, afetando cães tão jovens quanto 1 ano de idade. Assim, é possível que o seu filhote de cachorro jovem e saudável possa estar sofrendo de dor de osteoartrite.
Certos fatores de risco como raça, nível de atividade, lesão, ganho de peso e história da cirurgia desempenham um papel no início precoce da osteoartrite canina. Ainda assim, muitas pessoas não prestam atenção aos sinais, porque seu cão parece muito jovem para tê-lo.
Na verdade, mais da metade dos cães com osteoartrite canina não são diagnosticados até que eles tenham mais de 8 anos de idade.
Você também pode gostar:
Fique de olho nas mudanças no comportamento do seu amigo peludo. Mesmo mudanças sutis que não parecem ser um grande negócio. Podem ser sinais de que ele está sofrendo dor da osteoartrite canina.
O diagnóstico precoce leva ao tratamento precoce, o que significa que ele estará perseguindo bolas de tênis por muito mais anos.
Os sinais de osteoartrie canina
Seu cão tem uma barriga. Ele adora restos de mesa, guloseimas e tardes preguiçosas. Quem não gosta? Mas no ano passado, suas indulgências afetaram o tamanho de sua barriga. Excesso de peso = estresse extra em suas articulações.
Ele age como se estivesse com dor. Você se estende para dar tapinhas na perna dele e ele vacila. Ele lambe incessantemente uma articulação específica.
Ele manca para a cama do cão depois de um jogo de buscar. Ele está tendo dificuldade em se levantar. Ele leva um minuto para ficar depois de um cochilo. Como ele sobe, ele parece duro e instável, e às vezes, ele só escolhe para ficar para baixo.
Ele está tendo dificuldade em se locomover. Ele pára de subir as escadas. As caminhadas são interrompidas porque ele não consegue acompanhar. Saltar para dentro do carro ou para o sofá não acontece automaticamente. Ele hesita, então salta desajeitadamente.
Ele é lenta para se curar de uma recente lesão articular ou cirurgia. O estímulo em seu passo não parece estar retornando. Ele continua a andar com cuidado ou favorece a perna que não está ferida.
Há uma tristeza nele. Ele não quer jogar tanto. Ou aconchegar-se na cama tanto. Ou fazer qualquer coisa realmente muito ativa. Ele parece retirada. Para baixo. Desanimado.
Essas mudanças podem ser sinais de que seu companheiro leal tem osteoartrite canina. Use esta lista de verificação interativa para identificar fatores de risco ou mudanças na atividade e comportamento do seu cão.
Então, compartilhe suas observações e interesses com seu veterinário e se seu cão for diagnosticado com osteoartrite, saiba que há muitas ferramentas que podem ser usadas individualmente ou simultaneamente que podem ajudar.
Na maioria das vezes, os veterinários recomendarão mais de um curso de ação de cada vez, também chamado de abordagem multimodal para o tratamento.
Seu veterinário pode prescrever uma droga anti-inflamatória não esteroide (AINE) como parte do tratamento multimodal do seu cão, para ajudar a reduzir a dor nas articulações associada com osteoartite canina.
Droga anti-inflamatória prescrita pelo médico veterinário fornece alívio da dor para o seu amigo peludo para que ele consiga voltar a brincar e correr e zoom na estrada da vida.
Este conteúdo não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico veterinário, diagnóstico ou tratamento.