Síndrome de Cushing em cães
Autora:

Síndrome de Cushing em cães

Síndrome de Cushing, que também é conhecido como hipercortisolismo, pode ser complicado para um veterinário diagnosticar.

Síndrome de Cushing em cães

Síndrome de Cushing acontece quando o corpo do seu cão produz muito de um hormônio chamado cortisol. Este hormônio ajuda a reagir ao estresse, controlar o seu peso, combater infecções, e manter os níveis de açúcar no sangue no controle. Mas muito ou pouco pode causar problemas.

Síndrome de Cushing, que também é conhecido como hipercortisolismo, pode ser complicado para um veterinário diagnosticar, porque tem os mesmos sintomas que outras condições. A chave é deixar o seu veterinário saber sobre qualquer coisa que é diferente sobre o seu animal de estimação.

Em alguns casos, a cirurgia pode curar os cães. Se o seu filhote não pode ter uma operação, ele pode tomar remédio para controlar seus níveis de cortisol.

Sintomas

A condição afeta principalmente os cães de meia idade e mais velhos, e os sinais de advertência podem ser mais difíceis de detectar no início.

Você pode notar o seu cão:

  • Está com mais sede do que o habitual
  • Parece mais faminto
  • Faz xixi mais vezes. Cães domesticados podem ter acidentes internos.
  • Perder pêlo ou parece que o pêlo fica mais lento para crescer
  • Tem a pele diluída
  • Parece muito cansado e inativo
  • Tem mais  infecções da pele
  • Ganho de peso na barriga

Tipos de síndrome de Cushing

Muitos animais podem obter esta condição. As pessoas também conseguem.

Há dois tipos principais que afetam cães:

  • Dependente da hipófise. Esta forma é a mais comum, afetando cerca de 80% a 90% dos animais que têm Cushing. Acontece quando há um tumor em uma glândula de tamanho de ervilha na base do cérebro, chamado hipófise.
  • Adrenal dependente: este tipo vem de um tumor em uma das glândulas que estão em cima dos rins, chamadas glândulas supra-renais. Cerca de 15% a 20% dos cães diagnosticados terão este tipo.

Outro tipo, chamado síndrome de iatrogênica Cushing, acontece depois que um cão tomou esteróides por um longo tempo.

Diagnóstico

Não há nenhum método que é 100% preciso para diagnosticar Síndrome de Cushing. Assim, o veterinário vai fazer alguns testes para ver o que pode estar causando os sintomas do seu animal de estimação e para excluir outros problemas de saúde.

Seu veterinário vai começar ao testar o sangue do seu cão e seu xixi. Estes exames podem detectar a urina diluída, infecções do trato urinário, ou problemas com uma proteína encontrada na maior parte no fígado e nos ossos chamados fosfatase alcalina. Todos estes são comuns em animais com Síndrome de Cushing. Se os resultados mostrarem sinais da condição, o veterinário irá acompanhar os testes de rastreio hormonal, tais como:

  • Teste de estímulo ACTH. Mede o quão bem as glândulas supra-renais funcionam em resposta a um hormônio chamado ACTH que geralmente os incita a fazer cortisol. O veterinário vai tirar amostras de sangue antes e depois de seu cão recebe uma injeção de ACTH para ver como o hormônio afetou.
  • O teste da supressão da dexametasona da baixa dose (LDDS) vai medir como o corpo do seu cão trabalha com o cortisol, chamada dexametasona. Amostras de sangue antes e depois que ele receber o hormônio, vai ajudar o veterinário ver o que está acontecendo.

Se parece que seu filhote pode ter  Síndrome de Cushing, seu veterinário pode querer fazer uma varredura de ultra-som de sua barriga. Este teste de imagem vai ajudar a ver se há um tumor nas glândulas supra-renais. Isso pode afetar o tipo de tratamento que ele precisa.

Tratamentos

Se Síndrome de Cushing vem de um tumor nas glândulas supra-renais do seu animal de estimação, o veterinário pode ser capaz de removê-lo com a cirurgia, que irá curá-lo do problema. Mas se o tumor se espalhou para outras partes de seu corpo ou ele tem outros problemas de saúde, a cirurgia pode não ser uma opção.

Normalmente, um cão pode viver uma vida ativa, normal com medicação para tratar a condição, embora ele vai precisar dele para o resto de sua vida. As drogas são melhores para cães com síndrome de Cushing causada pela glândula pituitária ou para aqueles com um tumor em sua glândula supra-renal que não pode ser removido com cirurgia.

A droga mais comum é trilostane (Vetoryl). Mitotane (Lysodren) é uma droga mais antiga que os veterinários não prescrevem muito mais. Ela causa muitos efeitos colaterais, mas pode custar menos. Seu filhote de cachorro vai precisar de check-ups regulares e exames de sangue para certificar de que o tratamento está funcionando.

Se o seu animal de estimação tem síndrome de Cushing iatrogênica, seu veterinário pode tentar gradualmente parar de dar esteróides. Mas a condição original que eles estavam tratando provavelmente vai voltar.

A coisa mais importante que você pode fazer é seguir o plano de tratamento do seu cão. Mantenha um relógio atento sobre o seu comportamento e sintomas, e dar as doses de medicação certa no momento certo. Você e seu veterinário podem trabalhar juntos para ajudá-lo a viver uma vida feliz e saudável.

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Síndrome de Cushing em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.