Sintomas de asma em cães
Autora:

Sintomas de asma em cães

Asma canina geralmente afeta cães de meia idade. Quando um cão tem um ataque de asma, ele normalmente tem dificuldade para respirar.

Sintomas de asma em cães

Sintomas de asma em cães

Asma em cães geralmente afeta cães de meia idade. Quando um cão tem um ataque de asma, ele normalmente tem dificuldade para respirar. Durante a asma, as vias aéreas dos pulmões (os brônquios) se enchem de muco pesado. Se o seu cão está experimentando asma, ele pode começar a ter chiado, tosse e falta de ar e até mesmo espasmos. Aqui está o que mais saber sobre esta doença respiratória:

Quando o ataque de asma se inicia, as passagens das vias aéreas do seu cão ficam irritadas. Depois disso, elas ficam apertadas e estreitadas. É isso que causa os problemas respiratórios e todos os sintomas que os rodeiam.

Sinais e sintomas iniciais de asma em cães:

  • Chiado
  • Tosse
  • Problemas respiratórios
  • Respiração ofegante
  • Desconforto na área do peito

Esses sinais podem aumentar a complicações e sintomas mais graves, como desconforto respiratório. Observe se o seu cão está mostrando sinais de perigo, como respirar de boca aberta ou ofegando por ar.

Você também pode gostar:

Outros sinais são indicados pelos movimentos do seu cão. Às vezes, um cão pode movimentar o corpo de maneiras estranhas devido ao desconforto respiratório causado pelo ataque de asma. Além disso, ele pode começar a mexer em seu rosto repetidas vezes e mostrar sinais de pânico.

O que mais observar para os sintomas de asma em cães

Olhe para as gengivas do seu cão para ver se há alguma mudança na cor. Durante um ataque de asma, as gengivas e a língua podem às vezes tornar-se roxas ou azuis.

Outras indicações de asma incluem problemas comportamentais e mudanças nos hábitos alimentares de um cão. Por exemplo, um cão pode mostrar sinais de letargia ou, de repente, ficar lento.

Junto com isso ele pode experimentar uma perda de apetite. Observe se o seu cão tem menos interesse em comer seu deleite favorito, como biscoitos ou mastigar ossos. Isso também pode levar a alguma perda de peso.

Gatilhos Adicionais de Asma em Cães

Complemente a sua leitura:

Se seu cão é diagnosticado com asma, há várias coisas que podem piorar seus sintomas. Ou há algumas coisas que podem desencadear uma reação asmática em cães. Elas são os seguintes:

  • Poluição do ar
  • Perfumes e Fragrâncias
  • Poeira, ácaros
  • Fumo passivo
  • Alérgenos transportados pelo ar
  • Fatores de estresse
  • Conservantes ou corantes alimentares artificiais

Asma ou outras doenças?

Os sinais de asma às vezes imitam os de outras doenças. Esteja ciente de que os sintomas da asma em cães são semelhantes a outros problemas, como a tosse do canil. Veja quais outros sinais acompanham a tosse do seu cão, como chiado ou problemas respiratórios relacionados.

Problemas respiratórios em cães podem resultar de uma traqueia em colapso, vermes ou tumores de pulmão. Um exame físico e raios-x geralmente serão necessários para determinar se o seu cão tem asma ou outra coisa.

Para o tratamento, um veterinário normalmente recomendará anti-histamínicos. Outras opções dependem do estágio ou gravidade dos sintomas do cão. Tratamentos adicionais para esta condição variam de esteroides e broncodilatadores para injeções de epinefrina e remédios naturais.

Saiba mais sobre: Asma

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Sintomas de asma em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.