Sintomas de um tumor cerebral em gatos
Autora:

Sintomas de um tumor cerebral em gatos

Os sintomas de um tumor cerebral em gatos são frequentemente sutis, especialmente se a massa estiver em crescimento lento.

Sintomas de um tumor cerebral em gatos

Sintomas de um tumor cerebral em gatos

Os sintomas de um tumor cerebral em gatos são frequentemente sutis, especialmente se a massa estiver em crescimento lento. Nem todos os tumores do cérebro em gato são malignos, mas mesmo os crescimentos benignos podem prejudicar o funcionamento de um gato, à medida que se expandem.

Os sintomas podem ocorrer de repente e piorar, em vez de se desenvolver gradualmente ao longo do tempo. Se o seu gato exibir quaisquer mudanças de temperamento ou comportamento, levar o gato ao veterinário para um exame.

Tumores cerebrais em gatos

O tumor pode ter se originado no cérebro, tornando-o um crescimento primário, ou se espalhar para o cérebro por metástase de outro câncer em outros lugares do corpo. O último é um câncer secundário.

O meningioma é o tipo mais comum de tumor cerebral primário de gato. Começa nos revestimentos da membrana do cérebro e se expande para o cérebro.

Você também pode gostar:

Os gliomas se formam no interior do cérebro e muitas vezes são inoperáveis. Tipos de câncer que tendem a se espalhar para o cérebro incluem tumores mamários, vasos sanguíneos e melanoma.

Sintomas do tumor cerebral em gato

Os tumores cerebrais geralmente se desenvolvem em gatos com idade igual ou superior a 10 anos, embora possam aparecer em animais mais jovens. Os sintomas incluem alterações comportamentais e de personalidade, com a temperatura de um gato muito alta. Se o seu gato idoso, uma vez distante, de repente se torna extremamente amigável, isso não é necessariamente uma coisa boa.

Outros sinais incluem mudanças na marcha e insegurança, letargia, convulsões,  andar em círculos e problemas de visão. O gato pode começar a mexer muito, ou tropeçar em paredes, móveis e outros objetos sólidos. Ele pode reagir fortemente a ser tocado na cabeça ou no pescoço. Em muitos gatos, os sintomas do tumor cerebral são um pouco vagos. Você só sabe que o seu gato "não está bem".

Diagnóstico e Tratamento

Depois de tomar nota dos sinais clínicos e realizar o exame básico de sangue, seu veterinário realiza uma imagem de ultra-sonografia ou ressonância magnética na cabeça do seu gato para diagnosticar um crescimento cerebral.

Complemente a sua leitura:

A maioria dos tumores cerebrais aparece oval ou redondo, exceto o meningioma tipo tentáculo. Dependendo do tipo e localização da massa, a remoção cirúrgica é o tratamento mais comum, muitas vezes seguido de terapia de radiação e quimioterapia.

Seu veterinário pode prescrever medicamentos adicionais para reduzir os efeitos colaterais do tratamento, como convulsões ou para reduzir o crescimento tumoral.

Prognóstico do tumor cerebral

Após o tratamento, muitos gatos sobrevivem por um período considerável. Os gatos tratados com meningioma intracraniano podem viver entre 485 e 810 dias, ou aproximadamente um a três anos, observa a Sociedade Veterinária de Oncologia Cirúrgica. Aos seis meses, 71% dos gatos ainda estão vivos, e 66% ainda estão por perto em um ano. Depois de dois anos, metade dos gatos podem viver. O prognóstico também depende de grandes complicações pós-cirúrgicas, incluindo infecção ou hemorragia.

O prognóstico para os gliomas não é bom. Geralmente, se um gato experimenta problemas neurológicos graves antes da cirurgia, seu resultado não é tão bom quanto um gato com sintomas mais leves.

Saiba mais sobre: Doença

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Sintomas de um tumor cerebral em gatos" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.