Som de burburinho no estômago do gato
O som de burburinho, um som estrondoso feito pelo movimento do gás no intestino que ouvimos do nosso estômago é muitas vezes simplesmente o som da nossa digestão. Tem o nome médico de borborygmus e não é exclusivo da nossa espécie.
Podemos ouvir sons borbulhantes similares do estômago do nosso gato, às vezes com mais frequência do que outros. Eles podem até ser tão barulhentos que eles são engraçados, especialmente se você está tentando ter uma soneca à tarde com seu amigo felino e continuar sendo acordado pelos sons borbulhantes.
No entanto, embora sons de burburinhos saudáveis sejam esperados, se você ouvir o som de burburinho no estômago do gato com muita frequência, pode ser um sinal de que há algo errado.
Digestão do gato e o som de burburinho no estômago
Durante a atividade digestiva normal, os ruídos são produzidos pelo movimento gastrointestinal e pela liberação de gás. Depois que um gato comeu, é possível colocar o ouvido na barriga e ouvir um pouco de burburinho.
No entanto, não é só quando o estômago está cheio que podemos ouvir esses ruídos. Quando a barriga de um gato está vazia, sons borbulhantes semelhantes podem ser ouvidos. Isso ocorre porque o ácido gástrico e os gases liberados ainda estão ativos e o vazio do órgão pode reverberar seu som. Se você está acostumado a estragar seu gato tanto quanto nós, é improvável que um gato doméstico com acesso imediato à comida esteja nessa posição.
Esses sons de burburinhos podem ser amplificados se o gato engole muito ar enquanto come. Isso pode ocorrer quando oferecemos para o gato a sua comida favorita que eles engolem com muita facilidade ou de maneira ansiosa. Se isso acontecer regularmente, você pode ajudar a evitar, dando sua comida de gato em porções menores, mas mais freqüentes.
Além dos sons borbulhantes normais que podemos esperar ouvir, pode haver alguns que são de alguma preocupação. Isso pode ser quando eles são mais altos do que o habitual, durante um período prolongado ou quando se apresentam juntos com uma sintomatologia maior. Veremos nas próximas seções se isso pode significar problemas para o intestino do seu gato.
Você também pode gostar:
Parasitas que podem causar o som de burburinho do estômago do gato
Às vezes, ruídos altos e gorgolejantes do estômago do seu gato podem não ser uma digestão comum. Eles podem indicar a presença de parasitas internos. Parasitas como coccidia ou giardia também costumam causar diarreia. Embora, em gatos adultos saudáveis em particular, pode não haver realmente nenhum sintoma da presença parasitária. Em animais particularmente jovens, velhos ou já doentes, podem representar uma séria ameaça, pois restringem os nutrientes e podem levar à desidratação.
Portanto, se seu gatinho está tendo problemas digestivos regulares com o estômago e / ou intestinos, você deve procurar orientação veterinária. Mesmo que você tenha mantido seu cronograma de desparasitação, os parasitas ainda podem funcionar Isso pode ser devido a algo que eles comeram ou serem azarados o suficiente para serem expostos a um parasita não coberto pela sua fórmula de desparasitação.
Nem sempre é fácil identificar um parasita específico. É por isso que repetidas amostras de fezes podem ser necessárias. Se você acha que seu gato está emitindo sons borbulhantes devido a parasitas, então você precisa perguntar ao seu veterinário a fórmula certa. Não só eles poderão escolher o melhor tratamento, eles podem confirmar a infestação é realmente o caso e descartar qualquer outra patologia que possa estar presente.
Distúrbios do trato digestivo
Nesta seção, vamos dar uma olhada em alguns dos distúrbios ou condições que podem afetar a digestão. Uma delas pode ser a razão pela qual seu gato está fazendo esses sons borbulhantes:
- Corpo estranho: apesar de ser um problema mais comum para animais maiores como cães, os gatos também são conhecidos por engolir objetos que não deveriam. Corpos estranhos como fios, cordas ou pedaços de plástico podem obstruir o trânsito intestinal e causar problemas. Isto não é apenas um ruído gorgolejante. pode levar a refluxo, desconforto ou até mesmo perfuração do intestino. Portanto, se seu gato tem vômito e falta de apetite para adicionar ao seu som gorgolejante, então você deve procurar o conselho de um veterinário.
- Má absorção: Este é o termo médico para ser incapaz de digerir os alimentos corretamente no ponto em que os nutrientes devem entrar na corrente sanguínea. Existem várias causas desse fenômeno. Além dos ruídos gástricos, nosso gato pode aumentar a ingestão de alimentos, mas manter o mesmo peso ou até começar a perder alguns. O mesmo pode acontecer com alguns parasitas. Geralmente ocorre devido a problemas pancreáticos, mas deve ser cuidado por um médico.
- Indigestão: embora mais comum em cães, os gatos também podem sofrer de problemas de indigestão. Se um gato tiver acesso imediato a alimentos ricos (como um vizinho que gosta de estragar os animais de estimação de outras pessoas) ou comer muito depressa demais, isso pode levar à indigestão acompanhada de barulhentos sons intestinais. Se a comida fica presa, pode levar a um intestino afetado que não é apenas alto, mas pode ser muito doloroso. Pode naturalmente se resolver, mas a indigestão crônica precisará de intervenção médica.
- Disbiose: é quando a flora do trato digestivo de um gato é alterada. A ação microbiana dessa flora é afetada e há um desequilíbrio, às vezes levando à formação de flora intestinal que pode ser problemática. Se isso acontecer, os sons gorgolejantes são apenas um dos possíveis problemas. Se este equilíbrio não se restaurar naturalmente, um veterinário deve ser consultado.
Complemente a sua leitura:
Como podemos ver, se o estômago de um gato roncar com sons gorgolejantes ou borbulhantes antes ou depois de comer, é provável que não haja motivo de preocupação e se corrigirá em pouco tempo. Por outro lado, se estes sons borbulhantes do estômago do seu gato forem acompanhados por vômitos, diarreia ou qualquer outro sinal de desconforto, você deve levá-los ao veterinário.
Doença inflamatória intestinal
Se o seu gato faz freqüentes ruídos intestinais durante um período prolongado de tempo, pode haver uma patologia que afeta os intestinos presentes. Quando vômitos, perda de peso ou outros sintomas também estão presentes, então pode ser uma doença intestinal inflamatória em falta. Isso é mais comum em gatos adultos mais velhos.
Os sintomas podem ser leves e inespecíficos, além de não serem fáceis de diagnosticar. É por isso que uma endoscopia e / ou biópsia podem ser necessárias. Isso serve para garantir que a doença inflamatória intestinal esteja presente e não alguma outra patologia, como o linfoma intestinal.
Se o gato testar positivo para doença inflamatória intestinal, isso provavelmente explica os ruídos no intestino. Como podemos ver, enquanto ruídos gorgolejantes da digestão do seu gato geralmente não são motivo de preocupação, precisamos prestar atenção no caso de algo mais ameaçador poder ser a causa desses sons.