Tosse alérgica em cães
Cães com alergias inalantes às vezes podem ter uma "tosse úmida". Esta é uma maneira de o corpo se livrar dos irritantes ou alérgenos (por exemplo, pólen, fumaça de cigarro, etc.) que possam ter entrado no trato respiratório.
Normalmente, o cão pode parar de tossir depois de ser removido da fonte do alérgeno.
Quais são os sintomas de alergias em cães?
No cão, o sintoma mais comum associado às alergias é a coceira da pele, localizada (em uma área) ou generalizada (em todo o corpo). Em alguns casos, os sintomas envolvem o sistema respiratório, com tosse, espirros e / ou chiado no peito. Às vezes, pode haver corrimento de olhos ou nariz. Em outros casos, os sintomas alérgicos afetam o sistema digestivo resultando em vômitos e diarreia.
Quão comuns são alergias em cães?
Infelizmente, as alergias são bastante comuns em cães de todas as raças e origens. A maioria das alergias aparece após o animal ter seis meses de idade, com a maioria dos cães afetados acima de um ou dois anos de idade.
Você também pode gostar:
É normal que o seu cão tosse de vez em quando. Faz parte da vida cotidiana de um animal que pode cheirar 4 a 6 vezes por segundo. Mas se o seu cão faz muito ou parece não conseguir parar, você pode ter um cão doente e ele pode precisar de tratamento.
O que há por trás da tosse em cães?
Como nós, os cães tossem para se livrar da poeira, germes e outras coisas que respiram.
Também como nós, eles às vezes têm infecções ou vírus.
Cães são criaturas sociais que naturalmente cheiram e gaguejam. É por isso que bactérias e vírus - incluindo uma forma canina da gripe - se espalham rapidamente de cão para cachorro. Os germes também podem pousar em pisos, móveis, tigelas de comida, brinquedos e outras superfícies onde o próximo cão que entra em contato fica exposto a contaminação.
Semelhante ao espirro, tosse em cães é uma maneira de o corpo se livrar de partículas estranhas e bactérias infecciosas do trato respiratório.
Às vezes, o muco pode ser produzido para ligar as partículas estranhas e impedir que elas se movam mais profundamente nos pulmões, resultando em uma "tosse úmida".
Existem vários motivos possíveis que podem causar tosse em cães, alguns são mais sérios que outros.
Complemente a sua leitura:
Com isso em mente, um cão com tosse não deve ser deixado sem acompanhamento médico. Se o seu cão estiver tossindo, especialmente se a tosse for grave e crônica, levar o cão ao veterinário para um check-up completo.
Quais são as substâncias causadoras de alergias mais comuns (alérgenos)?
Um grande número de substâncias pode atuar como alérgenos. A maioria são proteínas de origem animal, vegetal ou inseto, mas pequenas moléculas químicas conhecidas como haptenos também podem causar alergia. Exemplos de alérgenos comuns são pólens, esporos de fungos, ácaros, células da pele derramadas (semelhantes a "alergias a animais" em humanos), proteínas de insetos, como a saliva da pulga, e alguns medicamentos.
Quais são os diferentes tipos de alergia?
Existem várias maneiras de classificar as alergias. Alguns exemplos de classificações incluem:
- Alergia precipitante - alergia da pulga
- Contato do alérgeno com o corpo - Alergia Inalante, Alergia de Contato com a Pele ou Alergia Alimentar
- Tempo que leva para a reação imune - Hipersensibilidade do tipo imediato, também chamado de anafilaxia ou choque, e hipersensibilidade de tipo retardado
- Tipo de reação imunológica - Tipos I a IV Hipersensibilidade
- Sinais Clínicos - Dermatite Alérgica ou Bronquite Alérgica
- Formas herdadas - Atopia ou alergias sazonais