As glândulas tireoidianas do seu cão produzem um hormônio que regula o metabolismo e múltiplas funções corporais. Os cães podem desenvolver um tumor em um ou raramente ambas as glândulas tireoidianas, que estão localizadas em ambos os lados do início da traquéia ou windpipe. O tumor é benigno ou canceroso. No entanto, a maioria dos tumores da tireóide são malignos (ou cancerosos) em cães, e eles têm uma tendência a se espalhar para outros órgãos.
Sintomas de tumores da tireóide
Os sintomas dos tumores da tireoide variam muito. Alguns tumores tornam-se grandes o suficiente para que sejam palpáveis ou visíveis no pescoço. Se o tumor é grande o suficiente, ele pode empurrar a traqueia ou o esôfago (o tubo da boca para o estômago). Se isso acontecer, então você pode notar:
- Dificuldade em respirar
- Tossir
- Alterações nos sons da casca
- Dificuldade em engolir ou engasgos
Em casos raros, os tumores cancerosos podem fazer com que as glândulas tireoidianas produzam o hormônio em excesso, causando hipertireoidismo. Coisas que você notaria em casa, neste caso, incluem:
Você também pode gostar:
- Um aumento no apetite
- Perda de peso
- Problemas de pele e revestimento
- Aumentos no consumo e micção
Os tumores da tireoide são mais comuns em idade média, cães de raça grande, mas pode ocorrer em todos os animais de estimação. A causa é desconhecida.
Uma vez que os tumores da tireóide compartilham sintomas com outras doenças como doenças das vias aéreas, doenças metabólicas como diabetes, insuficiência renal e alergias, é importante ter um exame físico completo, trabalho de sangue completo e imagem. Se o tumor é grande o suficiente, pode ser visível em raios-X, uma ressonânica é mais útil e também pode ajudar a determinar o quão invasivo pode ser.
Tratar um tumor de tireoide com cirurgia
Os tumores da tireoide podem ser removidos cirurgicamente. Isso pode ser complicado por causa da localização da massa e o fato de que ele pode ser extremamente rico em vasos sanguíneos, que causam sangramento maciço. Devido ao risco de sangramento, é importante realizar um teste de coagulação antes da cirurgia. Na verdade, alguns tumores têm tantos vasos sanguíneos, que é impossível remover o tumor com segurança. Se o seu animal de estimação não é um candidato cirúrgico, o tumor é inoperável ou o tumor foi removido mas não em sua totalidade, radiação, iodo radioativo ou a quimioterapia pode ser executada.
Após a cirurgia, a massa é enviada para o laboratório para análise. Isto determinará o que a massa é e se ou não foi removida inteiramente.
Complemente a sua leitura:
O tempo de recuperação cirúrgica é geralmente de 14 a 21 dias. Seu animal de estimação vai precisar de muitos cuidados. A atividade deve ser restrita. A incisão deve ser verificada 14 dias após a cirurgia para confirmar a cicatrização adequada.
Após a cirurgia do tumor da tireoide
Antibióticos orais e medicamentos para a dor são administrados após a cirurgia. Após a remoção da glândula tireoide, baixa de cálcio (hipocalcamia) ou baixos níveis de hormônio tireoidiano (hipotireoidismo) pode ocorrer. Ambos exigem o trabalho de sangue e pode levar a dar suplementos de cálcio ou hormônio da tireoide. Além do risco de qualquer procedimento anestésico, outros riscos de remoção da glândula tireóide incluem sangramento e paralisia laríngea.
Os pacientes depois da cirurgia vivem uma média de 1 a 3 anos após a remoção de um tumor canceroso do tireoide. Isto depende do tamanho da massa, espalhando do tumor e da radiação e/ou da continuação da quimioterapia.
Perguntas para fazer ao seu veterinário da família ou seu cirurgião se seu cão é afetado por um tumor de tireoide:
- Você acha que este tumor é removível?
- Quem é a melhor pessoa para removê-lo?
- O que mais devemos fazer além da cirurgia?
Se você tem quaisquer perguntas ou interesses, você deve sempre visitar ou chamar seu veterinário, é o seu melhor recurso para assegurar a saúde e o bem estar de seus animais de estimação.