Úlceras Gástricas em cães
Autora:

Úlceras Gástricas em cães

Os principais culpados das úlceras gástricas em cães são os medicamentos que podem ser prescritos para tratar inflamação ou febre no seu cão.

Úlceras Gástricas em cães

As úlceras gastro-duodenais (úlceras no estômago) são relativamente comuns em humanos e potencialmente as úlceras gástricas em cães. Os sintomas subjetivos são bem reconhecidos e o desconforto no estômago (azia) envia um sinal de dor para as pessoas usarem antiácidos e agentes bloqueadores de ácido estomacal.

Ao usar instrumentos especiais chamados de endoscópios, os médicos podem ver facilmente o revestimento de um estômago e intestino delgado para confirmar uma úlcera. Embora tenhamos a culpa do estresse e da ansiedade por essas úlceras, também há um componente infeccioso (Helicobacter pylori) às úlceras gástricas em seres humanos.

Fumar e consumir álcool pode também desempenham um papel nas pessoas. Os principais culpados das úlceras gástricas em cães são os medicamentos que podem ser prescritos para tratar inflamação ou febre no seu cão.

Os cães podem ter úlceras gástricas?

Não se conhece a incidência de úlceras gastroduodenais em cães. Afinal, os animais não podem nos dizer que têm azia. Além disso, alguns dos fatores incitantes para os seres humanos desempenham algum papel nos cães. 

Você também pode gostar:

Qual é a causa das úlceras gástricas em cães?

Embora organismos semelhantes a Helicobacter pylori possam ser encontrados em biópsias obtidas de cães, eles não parecem causar úlceras gástricas. O uso de medicamentos para dor é a principal causa.

Os medicamentos são, por vezes, que parecem terem sido usados ​​juntamente com outras drogas, como os corticosteroides, que aumentam o risco de inflamação gástrica.

Os estados de doença metabólica, como hiperadrenocorticismo e doenças do fígado, também podem aumentar o risco. O câncer de estômago é mais uma causa, mas relativamente incomum em cães.

Sintomas de úlceras gástricas em cães

Os sinais clínicos em de úlceras gástricas em cães são semelhantes aos dos seres humanos, mas podem se manifestar de forma diferente. Os sinais clínicos observados pelos pais de estimação podem incluir:

  • Anorexia
  • Vômito
  • Melena (fezes pretas)
  • Membranas mucosas pálidas
  • Vários graus de letargia
  • Fraqueza
  • Colapso

Diagnóstico de úlceras gástricas em cães

Estes sinais podem suscitar uma suspeita de inflamação significativa, mas é necessária uma confirmação adicional para diagnosticar uma úlcera gástrica no cão. Embora não existam exames de sangue de diagnóstico, os exames de sangue ainda devem ser realizados para determinar se outras doenças estão presentes. O único teste para confirmar uma úlcera é olhar diretamente para o revestimento do estômago. A endoscopia é o método menos invasivo de visualização de uma úlcera e confirmação de um diagnóstico.

Tratamento de úlceras gástricas em cães

Complemente a sua leitura:

O principal método de tratamento é a remoção das causas. A interrupção dos medicmanetos e dos glucocorticoides é crítica. A redução dos níveis de ácido gástrico também é importante. Vários agentes de bloqueio de H2 podem ser usado a critério do veterinário. Os agentes de revestimento e proteção como o sucralfato podem ser administrados para proteger o tecido inflamado e prevenir danos adicionais.

Prevenção de úlceras gástricas em cães

Mais importante ainda, evite medicamentos desnecessários que possam ter uma maior probabilidade de causar úlceras. Os medicamentos são principalmente prescritos pelo seu veterinário para reduzir a inflamação, dor e febre. Certifique-se de perguntar ao seu veterinário sobre o risco aumentado de uma úlcera quando seu cão é prescrito este tipo de medicação.

Se você tiver dúvidas ou preocupações, você sempre deve consultar ou ligar para o seu veterinário, ele é o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.

Saiba mais sobre: Úlcera

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Úlceras Gástricas em cães" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.