Tudo sobre verrugas do cão: tipos, causas e tratamentos
A papilomatose viral canina é grave, não é?
Na verdade, o termo é apenas uma descrição técnica para verrugas (papilomas) em cães.
Embora um diagnóstico de verrugas em cães raramente seja terrível, a condição vale a sua atenção, principalmente para que você não confunda verrugas em cães com outras doenças mais desagradáveis.
Sintomas de verrugas do cão
Qualquer cão pode ter verrugas, mas eles são mais comuns em animais jovens, cães que são imunossuprimidos, cães que passam muito tempo perto de outros cães e em certas raças como Cocker Spaniels e Pugs.
Verrugas em cães são descritas como parecendo uma pequena cabeça de couve-flor, mas existem outros tipos mais raros, incluindo um papiloma invertido (geralmente um caroço firme com um ponto no meio) e escuras, placas escamosas de pele que têm uma superfície irregular.
As verrugas podem se desenvolver dentro e ao redor da boca de um cachorro, ao redor dos olhos, entre os dedos e quase em qualquer lugar da pele. Na maioria dos casos, um veterinário pode diagnosticar um cão com verrugas com apenas um exame físico.
Alguns cães desenvolvem uma ou algumas verrugas que são tão pequenas que são fáceis de ignorar. Em outros casos, regiões inteiras do corpo de um cão podem ser cobertas com verrugas de tamanhos variados.
As verrugas ao redor da boca de um cachorro podem dificultar a ingestão e a ingestão normal de um cão. As verrugas nos pés de um cão podem causar claudicação, particularmente se elas ficarem traumatizadas ou infectadas.
O que causa verrugas nos cães?
As verrugas nos cães são causadas pela infecção por um papilomavírus.
Cães com verrugas são contagiosos para outros cães, mas não para outros animais ou pessoas.
Muitos tipos diferentes de papilomavírus caninos foram identificados e cada tipo tende a causar uma forma particular da doença (por exemplo, verrugas na boca e em torno da boca versus verrugas que afetam os pés). Uma vez que um cão tenha sido infectado com um tipo de papilomavírus, ele é imune a esse tipo, mas não a outros.
Cães pegam papilomavírus através de uma fraqueza ou quebra na pele de outros cães que têm o vírus.
O papilomavírus pode viver no meio ambiente por semanas, então é possível que um cão com verrugas deixe o vírus atrás em uma área particular e depois para outro cão pegar o vírus daquela área mais tarde.
Geralmente, leva um mês ou dois para desenvolver as verrugas depois que um cão é infectado pelo papilomavírus.
Tratar as verrugas do cão
As verrugas geralmente desaparecem por conta própria dentro de alguns meses, enquanto o cão desenvolve imunidade contra o vírus. No entanto, há momentos em que o tratamento veterinário é necessário:
- Às vezes, as verrugas caninas são tão numerosas, grandes ou localizadas de tal maneira que causam sintomas secundários, como claudicação, dificuldade para comer ou beber, ou irritação nos olhos.
- As verrugas podem sangrar ou serem infectadas por bactérias.
- Em casos raros, as verrugas que não conseguem resolver por conta própria podem se transformar em tumores cancerígenos. Em geral, as verrugas presentes por mais de 3 a 5 meses devem ser tratadas.
- Cães que estejam tomando medicamentos imunossupressores ou que tenham outras condições graves de saúde pode ser incapaz de se livrar de suas verrugas sem ajuda.
Se apenas um único ou pequeno número de verrugas for motivo de preocupação, a remoção cirúrgica é o tratamento de escolha. Isso pode ser feito com um bisturi, laser ou através de criocirurgia (usando frio intenso para destruir a verruga).
Medicamentos são muitas vezes necessários quando um grande número de verrugas está causando problemas para o cão. Infelizmente, é difícil avaliar a eficácia desses tratamentos, já que a maioria das verrugas de cães desaparece por conta própria. No entanto, os seguintes tratamentos médicos foram testados por veterinários:
- Interferon - uma medicação oral ou injetável que estimula o sistema imunológico
- Imiquimod - um medicamento tópico, antiviral e antitumoral
- Cimetidina - uma medicação oral que pode ter um efeito sobre o sistema imunológico
- O tratamento com azitromicina com este antibiótico oral pareceu eficaz em um estudo
- Vacinação autógena - esmagar algumas verrugas para liberar partículas de vírus ou administrar uma vacina feita a partir das próprias verrugas de um cão pode estimular o sistema imunológico a reagir contra o vírus
- Reduzir a imunossupressão - se possível, descontinuar ou reduzir a dose de medicamentos imunossupressores e tratar de forma mais agressiva quaisquer doenças que estejam tendo um efeito adverso no sistema imunológico do cão
Impedir a propagação de verrugas do cão
Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a proteger seu cão de desenvolver verrugas. Obviamente, não deixe seu cão brincar ou entrar em contato com outros cães que tenham verrugas visíveis. Se a natureza protetora da pele do seu cão estiver comprometida (de feridas, erupções cutâneas, etc.) ou se seu sistema imunológico não estiver funcionando normalmente, não o leve a áreas onde outros cães tendem a se reunir (por exemplo, parques, canis).
E se, apesar dos seus melhores esforços, seu cão desenvolver verrugas, manter o cão isolado de outros cães até que todas as verrugas tenham desaparecido.