Vinagre de maçã e benefícios para gatos: é seguro ou tóxico?
Autora:

Vinagre de maçã e benefícios para gatos: é seguro ou tóxico?

Mas o vinagre de maçã tem algum benefício para os gatos? Os gatos podem realmente usar o vinagre de maçã, o vinagre de maçã é seguro ou é tóxico?

Vinagre de maçã e benefícios para gatos: é seguro ou tóxico?

Ao longo dos últimos anos, o vinagre de maçã tornou-se uma parte insubstituível da culinária, medicina e cosméticos, devido às suas inúmeras vantagens para a saúde. Quer o usemos para beleza, para cozinhar ou mesmo para tratar problemas de saúde moderados, é um fato que o vinagre de maçã é útil de diversas formas.

Mas o vinagre de maçã tem algum benefício para os gatos? Os gatos podem realmente usar o vinagre de maçã, o vinagre de maçã é seguro ou é tóxico?

Felizmente, o vinagre de maçã é realmente seguro para gatos, dependendo da dosagem.

De acordo com Cailin Heinze, VMD, uma colher de chá de vinagre de maçã diluído é segura para cães e gatos.

Mesmo que uma quantidade tão pequena seja segura, aumentar a dosagem ou usar vinagre de maçã não diluído o vinagre em gatos apresenta problemas de saúde. Você não deve tratar seu animal de estimação com muito vinagre em qualquer de suas formas. Além disso, o vinagre de maçã deve estar fora dos limites para gatos com doença renal. É muito ácido para eles, independentemente da idade ou raça.

No entanto, os gatos saudáveis ​​podem, de fato, beneficiar de um pouco de vinagre de maçã. Você pode incluir em sua dieta ou mesmo usar como uma solução tópica.

Benefícios do vinagre de maçã para gatos

Em pequenas quantidades, o vinagre de maçã diluído pode ter os seguintes benefícios de saúde para os gatos (desde que possam tolerá-lo):

  • Remédio para doença do trato urinário
  • Atua como laxante
  • Trata infecções respiratórias
  • Ajuda com alergias e asma
  • Trata pulgas e infecções de pele

Devido à alta concentração de ácidos, este tipo de vinagre serve como um laxativo ativo. No entanto, muito do que pode causar diarreia e desidratação grave. Além disso, não é uma cura milagrosa e maravilhosa. Assim, você não pode usá-lo como um substituto para medicamentos para alergia e asma.

O vinagre de maçã trata alguns problemas de pele em gatos.

Você também pode gostar:

Você pode usá-lo para problemas com pele quebrada, ringworms e outras infecções semelhantes. O vinagre diluído com água de nascente ou a água destilada podem aliviar essas infecções. E como o vinagre não é tóxico, você não precisa se preocupar com a sua bola de pêlos.

Outra grande aplicação de vinagre de maçã para gatos é o tratamento de pulgas.

É provável que o seu amigo felino não goste do sabor do vinagre. Mas as pulgas também não gostam do cheiro e do sabor da solução ácida. E assim, é extremamente eficiente contra infestações por pulgas em raças de pêlo curto e cabelos longos.

Existem benefícios nutricionais?

Enquanto usamos vinagre de maçã na culinária o tempo todo, suas vantagens nutritivas para os seres humanos não podem ser aplicadas aos gatos.

Na verdade, o vinagre de maçã não oferece nenhum nutriente para os gatos.

O potássio e o magnésio são muito baixos. Seu animal de estimação teria que beber toneladas de vinagre para que esses minerais tenham um efeito em seu organismo. Nesse meio tempo, a solução altamente ácida prejudicaria seu animal de estimação muito antes de obter qualquer coisa nutritiva do vinagre.

Em outras palavras, adicioná-lo à dieta do seu gato para esses fins não é uma boa ideia. Por outro lado, o vinagre de maçã ainda tem vários outros benefícios para o seu gatinho.

Como usar o vinagre de maçã em gatos

Existem duas maneiras básicas de ajudar o seu amigo fofo a tirar algumas vantagens deste excelente produto.

Você pode aplicá-lo como uma solução tópica para problemas de pele e tratamentos de pulgas ou você pode dar oralmente ao seu animal de estimação para o tratamento de problemas internos de saúde.

De qualquer forma, você precisa ter cuidado com isso. Mesmo gatos saudáveis ​​em geral podem experimentar distúrbios do sistema digestivo do vinagre. O tipo não diluído deve estar completamente fora dos limites. E, por último, você não deve dar a mesma dosagem a um gato como faria com um humano ou um cachorro.

Vinagre de maçã via oral para gatos

Como todos sabemos, os felinos são bastante caprichosos, especialmente em relação à comida. Alguns pais de animais de estimação optam por misturar o vinagre nas tigelas de água de seus animais. Uma boa maneira de atenuar o ácido é também adicionar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e deixar a solução se dissolver em água.

Complemente a sua leitura:

No entanto, descobri que este método não é particularmente eficiente para o paladar de um gato.

Em vez disso, tente misturar não mais do que uma colher de chá de vinagre de maçã na comida enlatada do seu gato. É mais fácil do que fazer isso com o croquete. Use a lata favorita do seu gatinho se for extremamente exigente para a sua comida.

Consulte um veterinário sobre a dosagem segura para o seu próprio animal de estimação. Exagerar pode causar problemas de saúde, mesmo se você estiver usando apenas vinagre diluído. E se o seu gatinho for intolerante à solução ácida, diminua a dose ou optar por outro remédio adequado para animais de estimação, que seja aprovado pelo veterinário.

Vinagre de maçã via solução tópico para gatos

O vinagre é um eficiente repelente de pulgas e outros parasitas semelhantes. Devido ao fato de que sua versão diluída não é tóxica para gatos, você pode usá-lo com segurança como uma solução tópica na pele do seu animal de estimação. Tenha em mente as seguintes instruções para soluções tópicas:

  • Tratamento de pulgas. Misture 1: 1 de vinagre de maçã diluído e água de nascente ou destilada. Use um frasco de spray para aplicar a solução. Se você não puder evitar a área dos olhos ou se o frasco do spray estiver assustando seu animal de estimação, use toalhas de papel ou um pano macio para esfregar a solução na pele do gato.
  • Infecções de ouvido. Misture 1: 1 álcool e vinagre de maçã em uma tigela pequena. Afundar uma bola de algodão na solução e limpe cuidadosamente as orelhas do seu gatinho com ele. Você pode usar este remédio duas vezes por dia para a maioria das infecções de ouvido, mas você ainda precisa ter cuidado. Esfregar com muita força pode danificar a pele do seu animal de estimação e piorar a infecção, além de lhe dar uma marca de arranhão ou mordida.
  • Para outras infecções de pele. Casos leves de pele quebrada, micose ou conjuntivite também podem ser tratados com vinagre de maçã. Misture 2 colheres num copo de água e aplique cuidadosamente a solução na área problemática. Você pode usar esta solução tópica caseira até duas vezes por dia.

Independentemente do tipo de problema que você está tentando curar, você deve sempre consultar um veterinário respeitável sobre a dosagem correta para o caso do seu animal, como bem como sobre sua saúde geral. Negligenciar quaisquer problemas subjacentes ou uma clara intolerância ao vinagre pode, de fato, representar riscos para a saúde do seu precioso gato.

Saiba mais sobre: Vinagre

Thelma Saron - Jornalista especializada em Pets

Sobre o autor:

Thelma Saron é uma profissional híbrida, graduada em jornalismo desde 2005, escritora especializada em pets. Com essa combinação única de habilidades, Thelma cria conteúdo informativo e envolvente sobre animais, baseado em pesquisas. Seus artigos oferecem uma perspectiva única e valiosa sobre o mundo dos pets.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo "Vinagre de maçã e benefícios para gatos: é seguro ou tóxico?" e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação de um Veterinário.