Você beija o seu cão?
Muitas mães e pais beijam os cachorros. Afinal, a boca dele é mais limpa que a sua, certo?
Não.
Pense nisso - o que ele come, o que ele lambe. O senso comum diz que o focinho do cão pode estar cheio de germe.
Mas a verdade é que essas bactérias não são grandes riscos para a saúde da maioria das pessoas.
Então, beijar seu bebê peludo é bom, se não for nojento.
Basta ter uma consciência saudável do que poderia estar na boca do seu cão, diz Clark Fobian, DVM, presidente da American Veterinary Medical Association.
Os cães entendem os beijos?
Cães e humanos se comunicam de maneira diferente.
Os seres humanos confiam na linguagem verbal ou de sinais para expressar ideias e emoções, enquanto os cães dependem principalmente da postura corporal para se comunicar uns com os outros.
Pesquisadores estudaram cães por anos na tentativa de melhor entendê-los. É tentador comparar cães com seus ancestrais selvagens, lobos. Assim como os próprios cães, a linguagem dos cachorros evoluiu com o tempo.
Agora, os pesquisadores estimam que os Huskies mantêm os traços de linguagem mais parecidos com os lobos das raças de cães domésticos atuais. Os pastores alemães retêm apenas cerca de três quartos da sinalização social semelhante a um lobo.
Essas variações dificultam a comunicação entre os cães e outras raças. Então não é de admirar que às vezes nos esforçamos para entender nossos animais de estimação.
Você também pode gostar:
Como não falamos de cachorro, algumas das coisas que damos por certo podem facilmente se perder na tradução - especialmente sinais de afeição, como abraços e beijos.
Beijar é uma característica humana. Pesquisadores ainda não encontraram um comportamento comparável em cães que reflita o mesmo emoções como beijos humanos. Os cães não entendem inatamente o que os beijos significam.
Alguns cães aprendem a associar beijos com carinho. No entanto, a resposta curta para a pergunta: "Os cães sabem o que são beijos?" Não sabem, mas alguns podem ser ensinados.
O que seu cachorro está fazendo?
Antes de beijar um cachorro, ou deixar um cachorro beijar seu rosto, "você tem que pensar onde seu nariz estava", diz Fobian. "Ficou cheirando ou lambeu fezes de outro cachorro enaquanto passeava, ou cheirou e lambeu o focinho de outro cachorro, ou lambeu a caixa de areia?"
Não pense que beijar seu cachorro no focinho dele ou no alto da cabeça dele é mais seguro do que na boca. Quando um cão tem uma infecção, digamos, em seu ouvido, os germes podem acabar por todo o seu corpo através de arranhões, diz Fobian. E há uma boa chance do que estiver em sua boca acabe em seu pêlo através de baba e lambida.
Você pode deixar um ao outro doente?
Complemente a sua leitura:
Bocas humanas e de cães têm "um grande número e uma grande variedade de bactérias", diz Fobian. Felizmente, a maior parte não nos deixa doentes, mas alguns podem causas doenças. Parasitas como ancilóstomo, lombriga e giárdia podem ser passados de cão para humano através de lamber. A salmonela também pode ser passada do seu cão para você ou vice-versa.
Os vírus tendem a afetar uma espécie ou outra; você não vai passar o seu resfriado ao seu cão, e ele não vai passar a tosse dele.
Se você está doente, pense duas vezes
Se você não estiver saudável, não beijar o seu cão. Pessoas com sistemas imunológicos fracos devem simplesmente evitar beijar animais de estimação, diz Fobian. Isso inclui aqueles com HIV / AIDS, aqueles que tiveram um transplante de órgãos e aqueles que estão sob medicamentos para o câncer que limitam a capacidade do organismo de combater a infecção.
Receba a mensagem do seu cachorro
Alguns cães podem não gostar que você coloque seu rosto perto do deles.
Um cão que não quer ser beijado mostrará seu estresse inclinando-se para longe, olhando para longe, franzindo os lábios.
"Muitas pessoas sentem falta desses sinais, e quando tentam beijar o cachorro, o cão se agarra a eles", diz Melissa Bain, DVM, professora assistente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia Davis.
Se o seu cão está lhe dando sinais de que isso não é coisa dele, então não passe por ele, diz Bain.
Não é muito diferente de tentar beijar um humano que não quer ser beijado. “Nós respeitamos as pessoas que são assim; devemos também respeitar os cães que são assim ”, diz Bain.