Cães definitivamente cheiram as coisas de maneira diferente e mais intensa do que os humanos. Isso faz sentido, já que seus ancestrais precisavam encontrar comida a grandes distâncias. Eles também usam pistas de feromônios para avaliar o estado de saúde e emocional de seus companheiros de matilha e para determinar se há um predador perigoso ao redor. Então, faz sentido que, tendo sido domesticados por milhares de anos, os cães também fazem uso de seu olfato para se dar bem com os humanos.
Você também pode gostar:
Evidência de que cães podem cheirar câncer
Em um estudo feito há alguns anos, três pastores alemães foram treinados para identificar compostos olfativos específicos na urina de homens com câncer de próstata. Os cães foram então testados ao serem apresentados amostras de urina de cerca de 900 pessoas, algumas das quais tinham câncer de próstata e outras não. Todos os cães atingiram taxas extremamente altas de identificar corretamente aqueles com câncer, chegando às vezes a 100%. Eles também tiveram altas taxas de identificação correta daqueles sem câncer, com taxas chegando a 98,7% (Gianluigi Taverna, 2015).
Como os cães podem sentir o cheiro de câncer?
Células cancerosas produzem substâncias químicas diferentes das normais, e os cães parecem ser capazes de detectá-las. É interessante pensar em quanto o seu cachorro pode realmente saber sobre você, mas não conseguir se comunicar.
Os benefícios do uso de cães para ajudar a diagnosticar o câncer podem ser tremendos. Primeiro, produtos químicos específicos relacionados a tipos individuais de câncer precisariam ser identificados, e cães precisariam ser treinados para separar esse cheiro de todos os outros. Então, os cães seriam treinados para indicar se aquele perfume estava ou não presente em uma amostra. Mais pesquisas são necessárias para determinar como isso poderia ser clinicamente útil.
Cães ajudam os seres humanos todos os dias
Complemente a sua leitura:
Se eles estão farejando câncer, ajudando pessoas com autismo, servindo como cães de busca e resgate, ajudando pessoas com deficiências físicas a manter a independência, ajudando pessoas com transtorno de estresse pós traumático a lidar com ataques de pânico, ou apenas nos cumprimentando e fazendo a gente sorrir depois de termos tido um dia difícil, os cães podem realmente ser os melhores amigos dos humanos.