Quando seu cão não quer comer e está vomitando, você espera que é uma coisa passageira.
Muitas vezes até pode ser, mas pode ser uma condição chamada pancreatite. Se assim for, o seu cão vai precisar de tratamento.
A condição acontece quando o pâncreas fica inflamado. Isso é um órgão perto do estômago que ajuda a digerir alimentos e controlar o açúcar no sangue.
Pancreatite em cães pode ser uma condição aguda ou crônica.
Sintomas de Pancreatite em cães
Muitas vezes, um cão com pancreatite vai sinalizar:
- Perder o appetite
- Vômitos
- Ter dor de barriga
Outros sintomas são:
- Febre ou baixa temperatura corporal
- Diarréia
- Sem energia
- Dificuldade em respirar
- Desidratação
- Batimento cardíaco irregular
Se o seu cão tem alguns desses problemas por mais de um dia, ou se esses sintomas continuam voltando, levá-lo para o veterinário. Pode ser pancreatite, ou pode ser outra coisa. De qualquer forma, você deve fazer um consulta com o veterinário.
Você também pode gostar:
Seu veterinário pode fazer um diagnóstico baseado em sintomas isolados. Normalmente, porém, o médico veterinário vai precisar fazer exames de sangue ou um ultra-som, que usa ondas sonoras para fazer uma imagem do que está acontecendo dentro do corpo. do cão
Causas de Pancreatite em cães
Os especialistas não tem certeza o que causa a irritação do pâncreas, mas algumas raças, especial schnauzers, são mais propensas a inflamação do pâncreas. Os cães mais velhos e com excesso de peso são igualmente mais prováveis de ter a inflamação no pâncreas.
Às vezes, a condição vem como um efeito colateral para uma droga, ou após a cirurgia. Muitas vezes, uma refeição gordurosa, como gordura de bacon ou restos de alimentos da mesa, pode iniciar a inflamação do pâncreas.
Cães geralmente se recuperam de casos leves, mas se é grave, às vezes pode levar à morte. Se o seu cão está com obesidade ou tem diabetes ou epilepsia, ele pode ter uma recuperação mais difícil.
Tratamento de Pancreatite em cães
Se o seu veterinário descobrir o que causou a pancreatite, ele vai tentar lidar com isso primeiro. Por exemplo, se foi uma reação a uma droga, ele pode tirar a droga. Se está relacionado com a dieta, ele pode prescrever alimentos balanceados para o cão.
Complemente a sua leitura:
Às vezes é difícil dizer o que causa a inflamação do pâncreas, e não há tratamento claro para combater a pancreatite. O foco é manter o cão o mais confortável possível até que o ataque passe.
Nas primeiras 24 horas, os veterinários geralmente não recomendam comida, água ou medicamentos pela boca. Isso dá um descanso ao pâncreas. Se o seu cão tem um caso grave, ele pode precisar ir para o hospital para obter fluidos intravenosos.
Quando ele chegar em casa, você vai precisar dar muita água para se certificar de que ele não fique desidratado. Ele também pode precisar de medicação para a dor. Ele também pode obter drogas para ajudar a aliviar náuseas e vômitos.
Quando seu cão começa comer outra vez, certifique-se que é uma dieta com pouca gordura. Procure comida fácil de digerir. Converse com o seu veterinário, mas é uma boa idéia ter uma dieta com pouca gordura por vários meses, e possivelmente para a vida.
Prevenção
Cuidado com a dieta do seu cão. Certifique-se que ele não tem muita comida de alto teor de gordura.
Seu cão não precisa comer comida humana. Mantenha seu lixo seguro. Veterinários relatam mais casos de pancreatite durante as férias, quando as pessoas estão comendo mais alimentos gordurosos e os seus animais de estimação também.