Está enlouquecendo ouvindo seu cachorro coçando as orelhas a noite toda? Você já teve com o seu cão lambendo sua pata sem parar? No fim de sua sagacidade sobre seu cão mordendo sua própria cauda?
Se você acha que está desconfortável, imagine como seu cão se sente.
A compulsão de coçar, lamber, e mastigar são comportamentos bastante comuns em cachorros e tem uma variedade de causas. Eles também podem ser nocivos.
Um dos primeiros sinais que seu cão tem um problema pode ser o desenvolvimento de um "ponto quente", uma área vermelha, molhada, irritada que surge da mastigação persistente, lambendo, riscando ou friccionando. Embora os pontos quentes, ou "Dermatite úmida aguda", pode ocorrer em qualquer lugar do corpo do seu cão, eles são mais frequentemente encontrados na cabeça, peito, ou quadris.
Porque os cães, muitas vezes incessantemente vão arranhar, lamber, ou morder em uma área, uma vez que se torna irritada, pontos quentes podem tornar-se grandes e incrivelmentes doloridos muito rapidamente.
Razões pelas quais os cães podem compulsivamente arranhar, lamber ou mastigar
Os cães arranham, lambem, ou mastigam por uma grande variedade de razões, desde alergias ao tédio à infestação do parasita:
- Alergias. O resultado das alergias ao alimento ou aos acionadores ambientais, incluindo o fungo e o pólen. Os cães também podem desenvolver uma irritação da pele chamada dermatite de contato quando eles encontram substâncias como pesticidas ou sabão.
- Tédio ou ansiedade. Assim como as pessoas com ansiedade pode morder suas unhas ou arrancar seus cabelos, os cães podem ter respostas físicas para psicológico chateado, também. Na verdade, alguns cães podem desenvolver uma condição semelhante ao transtorno obsessivo-compulsivo humano. Pode manifestar-se em comportamentos de arranhar, lamber, ou mastigar que podem causar dano severo.
- Pele seca. Uma variedade de fatores, incluindo o tempo de inverno e deficiências de ácidos graxos, pode causar a pele seca em cães. Seu animal de estimação pode responder ao desconforto arranhando ou lambendo em sua pele ou pele.
- Desequilíbrios hormonais. Se o corpo do seu cão não está produzindo hormônio tireoidiano suficiente ou colocar para fora muito cortisol, infecções superficiais da pele pode ocorrer. Você pode notar manchas careca, e seu cão pode arranhar ou lamber como se incomodado por alergias.
- Dor. Ao tentar determinar por que o seu cão está lambendo ou mastigando excessivamente, certifique-se de considerar a possibilidade de que algo está fisicamente desconfortável. Por exemplo, se você notar o seu cão mordendo sua pata repetidamente, ele poderia ter um espinho ou pedra afiada preso embaixo da pata. Compulsão por mastigar ou lamber também pode ser uma resposta a problemas ortopédicos, incluindo artrite e displasia do quadril.
- Parasitas. Entre as causas mais comuns para a compulsão do cão em lamber, mastigar, ou arranhar são pulgas, carrapatos, e ácaros. Embora carrapatos são muitas vezes visíveis para o olho nu, pulgas muitas vezes vão invisíveis até que haja uma grande infestação, e os ácaros são microscópicos. Então não assuma que seu cão não está sofrendo de parasitas só porque você não pode vê-los.
Tratamento para o comportamento compulsivo do seu cão em lamber, mastigar e coçar
Existem muitas razões pelas quais os cães mastigam ou arranham por isso é importante consultar o seu veterinário assim que você observar um problema. O veterinário vai ajudar a descobrir a causa do comportamento e determinar o melhor plano de tratamento. Dependendo da causa do comportamento compulsivo do seu cão, isso pode incluir:
- Eliminar parasitas. Há uma variedade de produtos da pulga e carrapato que seu veterinário pode recomendar. Além disso, se o seu cão morder ou mastigar problemas são causados por pulgas, certifique-se de lavar a cama do seu cão e aspirar o seu carpete e estofados móveis em uma base regular para reduzir a probabilidade de reinfestação. Você igualmente precisa tratar de todos os outros animais que estão na casa.
- Mudar de comida. Se as alergias alimentares estão fazendo o seu cão ter coceira, eliminar potenciais alimentos gatilho (como carne ou trigo) pode fazer uma enorme diferença. Seu veterinário pode recomendar uma dieta especial, se este parece ser o caso. A adição de suplementos ácidos graxos para o alimento regular do seu animal de estimação também pode ajudar a abordar problemas de pele seca e manter a pele do seu cão saudável.
- Usar a medicação. Seu veterinário pode prescrever medicamentos para tratar os problemas subjacentes que contribuem para a coceira persistente do seu cão. Além disso, o seu veterinário pode recomendar o uso de antibióticos tópicos ou sistêmicos, esteróides, ou produtos anti-coceira para tratar os pontos quentes existentes ou infecções da pele.
- Evitar o comportamento. Porque comportamentos compulsivos podem causar sérios danos e afetar a qualidade de vida do seu cão, é importante fazer o seu melhor para parar a compulsão do seu cão de mastigar, lamber, ou arranhar muito. Algumas idéias incluem o uso de sprays amargos para desencorajar lamber, ter o seu cão usar um colar especial para evitar o acesso a pontos quentes, ou manter o seu cão perto do seu lado quando você está em casa.
- Abordar a ansiedade ou o tédio. Em alguns casos, morder compulsivo, mastigar ou lamber se desenvolve em resposta ao medo, ao estresse, ou à estimulação inadequada. Para reduzir esta probabilidade, seja certo que seu cão recebe bastante exercício, atenção, e amor. Também pode ser útil para treinar o seu cão para mastigar brinquedos ou ossos para aliviar o estresse como um substituto para a mastigação imprópria ou comportamentos de lamber.