Sim, os cães podem comer bacalhau que esteja devidamente preparado. Na verdade, o peixe é uma fonte popular de proteína que está incluída em muitos alimentos para cães produzidos em massa.
Se você está preparando bacalhau em casa, é importante usar filetes sem espinho, pois as espinhas pequenas podem ser facilmente alojados na garganta de um cão e sufocá-los. Também é importante preparar qualquer carne sem sal, pimenta ou alho. Também é importante evitar o uso de óleo, pulverização de óleo, graxa ou manteiga. Para estar seguro, é melhor você inspecionar qualquer carne de peixe antes de cozinhar para garantir que todos os espinhos tenham sido removidos.
Os peixes que vivem vidas longas tendem a desenvolver níveis elevados de mercúrio e outros metais no seu sistema, sendo opções de alto risco para que os mamíferos comam, inclusive os humanos. O atum e o peixe-espada são duas escolhas populares para que os seres humanos comam e alimentem seus cachorros, mas ambas as espécies de peixes são candidatas a altos níveis de mercúrio, conseqüentemente, ambos devem ser evitados para o seu cão.
As espécies de peixes que são mais seguras para os cães para comer incluem:
- Peixe branco (lago e oceano)
- Salmão
- Walleye
- Linguado arenque
O peixe deve sempre ser cozido quando administrado a cães para evitar uma doença potencialmente letal conhecida como doença de envenenamento por salmão. Embora mais intimamente associado com o salmão, a doença também pode ser pega de qualquer outro peixe que mina a raça a montante.
O problema ocorre quando um peixe é contaminado com um parasita chamado Nanophyetus salmincola que é infectado por Neorickettsia helminthoeca. Quando os cães comem peixes crus infectados, os caninos mostrarão sintomas em seis dias ou menos. Os sintomas incluem:
- Vômito
- Falta de apetite
- diarreia
- Febre
- Fraqueza
- Desidratação
Cães não tratados morrerão dessa doença em menos de duas semanas em quase 100% de todos os casos. Consequentemente, é vital evitar peixes crus para seus cães.